ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Parecer da PGR questiona ação, mas vê falhas em reforma da previdência de MS

Procurador-geral da República interino reconhece problemas em regras previdenciárias aprovadas em 2017 par ao funcionalismo

Humberto Marques | 20/09/2019 18:55
Procurador-geral da República interino, Alcides Martins reconheceu pontos que seriam inconstitucionais na reforma previdenciária em MS. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Procurador-geral da República interino, Alcides Martins reconheceu pontos que seriam inconstitucionais na reforma previdenciária em MS. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Parecer do procurador-geral da República interino, Alcides Martins, acata parcialmente reclamações de entidades sindicais que recorreram ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei que instituiu a reforma da previdência do funcionalismo estadual. Embora ele aponte que as instituições que foram à Justiça não têm legitimidade para representar os servidores públicos do Estado, ele concorda com apontamentos como o de irregularidade na fixação de alíquotas progressivas nas contribuições.

Aprovada em 2017 em meio a negociações junto ao governo federal –que já pressionava pela aplicação de mudanças no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)–, o governo estadual propôs ao Legislativo alterações nas regras da Ageprev (Agência Estadual de Previdência), já para se adequar a regras previstas. A medida, contudo, gerou resistência em setores do funcionalismo.

A ANERMB (Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares) e a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) impetraram ação direta de inconstitucionalidade no STF contra a lei estadual 5.101/2017, que alterou as regras previdenciárias de Mato Grosso do Sul.

Martins, porém, apontou impossibilidade de as entidades representarem em nome dos servidores, como alegado pela Procuradoria-Geral do Estado. Isso porque a ANERMB atual em nome de militares estaduais, cuja previdência é regida por regras próprias, e não comprovou abrangência nacional; e a CSPB deveria representar, pelo menos, três federações sindicais de servidores atingidos pela legislação.

O procurador registrou, porém, que caso o STF reconheça as entidades como legítimas para pleitear o caso, seus apontamentos merecem ser considerados. As entidades alegam que, em 2012, uma lei estadual fez a segregação de massa dos segurados –mantendo um fundo deficitário e criando um segundo, com contribuições de novos servidores–, atendendo ao que pediu o Ministério da Previdência. A lei de 2017, porém, unificou os planos supostamente sem justificativa legal e contra portaria da Secretaria de Previdência.

Conforme as entidades, a legislação estadual invadiu competência federal sobre normas previdenciárias, princípios de legalidade e eficiência, princípios de equilíbrio e atuarial do MSPrev (regido pela Ageprev) e de economicidade. Além disso, a contribuição patronal de 25% (antes chegando a 24%) representaria o dobro da alíquota dos servidores, o que seria vetado–de 11% a 14%.

Enquanto a Assembleia detalhou ao STF a tramitação da matéria, o governo estadual, além de contestar a legitimidade das partes em pleitear a causa, defendeu a constitucionalidade do projeto. Para tanto, sustentou que a desagregação de massa de segurados não leva a desequilíbrio financeiro na previdência estadual, bem como não há vedação na Constituição para contribuição previdenciária superior à exigida de servidores federais –o aumento de 11% para 14%, por seu turno, não seria confiscatório e não há progressividade de alíquotas.

Rejeição – Assim como a AGU (Advocacia-Geral da União), a PGR votou pelo não conhecimento da ação por conta da autoria, mas viu espaço para procedência parcial do pedido e derrubada de dispositivos da lei. O procurador-geral contestou a alegação dos reclamantes quanto ao uso de uma ADI para contestar o caso.

Segundo ele, não houve afronta constitucional na revogação da lei de 2012 e sua substituição pela de 2017 na unificação dos planos financeiro e previdenciário sem aval da Secretaria de Previdência da União. Tal obrigação não constaria em lei geral da União e sim infringência a normas regulamentares.

Ainda conforme Mendes, a portaria de 2008 foi revogada por uma do ano passado prevendo que os entes da federação que, até 31 de maio de 2018, fizerem a revisão da segregação de massa sem aval federal poderão apresentar plano de adequação com a constituição de submassas, fundos ou outros arranjos atuariais.

Ele ainda ponderou que a existência de questões controversas, caso do suposto risco às finanças da Ageprev com a unificação dos fundos, também não podem ser solucionadas via ADI por regras do próprio Supremo.

Procedência – O parecer, porém, também vai ao encontro, em seu mérito, por pontos reclamados na ADI. Para o chefe da PGR, houve fixação de alíquota progressiva para os servidores na reforma previdenciária, de 11% para 14% sobre o que exceder o RGPS (Regime Geral de Previdência), o que já foi considerado inconstitucional no STF quando não houver autorização constitucional para tanto.

Além disso, ele reconheceu que cabe à Constituição criar normas gerais para padronizar o sistema previdenciário, enquanto Estados farão legislação suplementar ou complementar. E, dentre as normas fixadas, está a previsão de que a contribuição do poder público não pode ser inferior à do servidor ativo ou superior ao dobro da mesma.

No caso de Mato Grosso do Sul, o reajuste de 22% para 24% e, depois, para 25%, extrapolaria o limite máximo diante da impossibilidade da alíquota progressiva.

Os pareceres, agora, aguardam análise do relator no STF, o ministro Ricardo Lewandowski, e posterior submissão do caso aos demais integrantes do Supremo.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também