ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Reforma da Previdência será tema de debate no Congresso Brasileiro de Direito

O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro no Centro Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande

Maressa Mendonça | 27/08/2019 12:32
Evento será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Foto: Henrique Kawaminami)
Evento será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Foto: Henrique Kawaminami)

A Reforma da Previdência será um dos temas de debate por meio de um painel do Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que será realizado entre os dias 16 a 18 de outubro em Campo Grande. O objetivo é analisar a sustentabilidade jurídica da reforma, caso ela seja aprovada.

Dentre os participantes do evento estão os especialistas: Marcelo Siqueira Freitas (DF), Rodrigo Tenório (PE), Thiago Marrara (SP) e o mediador Flávio Garcia Cabral (MS).

Segundo Freitas, os debates devem ficar em torno da busca pela igualdade do regime de previdência. Em outras palavras é igualar a reforma para trabalhadores da iniciativa pública ou privada.

“Foi um grande erro prever regimes de previdência distintos entre trabalhadores do setor público e privado. Como explicar que um professor da rede privada possui regras diferentes do professor da rede pública”, declarou.

A expectativa é que a votação e possível aprovação da reforma pelo Senado Federal ocorra na data da realização deste congresso.

Ele pontua que sendo aprovada a reforma haverá regimes praticamente idênticos entre servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. Outra questão do ponto de vista jurídico, que merecerá debates no painel, refere-se às regras de transição para quem já está no sistema, especialmente para aqueles que já foram atingidos pelas reformas de 1998 e 2003. “Há muita discussão jurídica de como enquadrar essa regra de transição”, aponta Freitas.

“É natural que a reforma traga questionamentos e judicialização, mas que isso se dará no Supremo Tribunal Federal, de forma mais organizada, já que se trata de questão de controle concentrado”, explica Freitas.

Outro aspecto, o econômico, também será discutido no painel, já que a sustentabilidade do sistema previdenciário é ponto de interesse de toda a sociedade brasileira.

O Congresso Brasileiro de Direito Administrativo reunirá renomados profissionais da área de todas as regiões do Brasil. O tema central dos debates é “Desenvolvimento regional: por uma agenda propositiva e inclusiva”. Nesta edição, o IBDA apresenta uma inovação: as principais temáticas debatidas irão resultar em proposições legislativas que serão encaminhadas ao poder, órgão ou entidade pública responsável.

O evento será realizado entre os dias 16 a 18 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo localizado na Avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n - Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias