ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Secretário de governo diz que Reforma da Previdência pode chegar na Assembleia

Riedel, ainda assim, recomendou cautela já que a inclusão dos estados ainda é discutida no Senado

Izabela Sanchez e Fernanda Palheta | 14/08/2019 10:23
Eduardo Riedel participou do VII Fórum de fortalecimento da Rede + Brasil (Foto: Fernanda Palheta)
Eduardo Riedel participou do VII Fórum de fortalecimento da Rede + Brasil (Foto: Fernanda Palheta)

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/2019, a Reforma da Previdência, agora está no Senado. O texto deixou de fora estados e municípios que, se não forem incluídos, serão tema de discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. É o que afirmou o secretário de governo, Eduardo Riedel, nesta quarta-feira (14).

Riedel, ainda assim, recomendou cautela, já que a discussão ainda é travada no Senado e uma PEC paralela sobre a inclusão dos estados deve ser proposta pelos senadores. “Se os estados não entrarem a gente pretende discutir com a Assembleia sim os pontos da reforma nacional aqui no estado”, disse.

“Tem que aguardar essa discussão no Congresso porque tem uma PEC paralela caminhando e a gente ficar especulando não leva a nada, tem que avaliar, aguardar a tramitação e a partir do momento que essa decisão for tomada pelo congresso a gente se posiciona”, emendou. O secretário ainda destacou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) “deixou claro” a importância da inclusão dos estados na Reforma.

Tramitação – Objeto do maior quórum de aprovação de um projeto na Câmara dos Deputados, a Reforma da Previdência agora depende dos senadores. Na terça-feira (13) o presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM) anunciou que fará uma sessão temática para discutir a Reforma no dia 10 de setembro. A sessão de abertura terá a presença de três especialistas a favor da PEC e três contrários. Cada um terá 15 minutos para apresentar seus argumentos. O objetivo é incentivar a participação de todos os senadores.

Além disso, ganha corpo no Senado a tramitação de uma PEC paralela à PEC 6/2019, novo texto que pretende incluir os servidores públicos estaduais, distritais e municipais na Reforma da Previdência.

É uma forma, na avaliação de alguns parlamentares, de não atrasar a tramitação da Reforma, atualmente na CCJ do Senado. Isso porque qualquer alteração no texto da PEC 6/2019 faria com que a Reforma tivesse que voltar para análise na Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias