ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Perito com 25 anos de carreira assume comando da Polícia Científica em MS

Júnior retorna à coordenação-geral de Perícias e promete continuidade técnica e valorização dos servidores

Por José Cândido | 09/01/2026 11:23
Perito com 25 anos de carreira assume comando da Polícia Científica em MS
Nelson Fermino Júnior é natural de Bauru, no interior de São Paulo, e possui mais de 25 anos de atuação na área pericial.

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou a nomeação de Nelson Fermino Júnior como coordenador-geral de Perícias. A função comanda a Coordenadoria-Geral de Perícias (Polícia Científica), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. O ato foi publicado no Diário Oficial por meio do Decreto “P” nº 5, assinado pelo governador em exercício, José Carlos Barbosa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Nelson Fermino Júnior foi nomeado coordenador-geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, conforme publicação no Diário Oficial. Com mais de 25 anos de experiência na área pericial, é formado em Farmácia e Bioquímica, com pós-graduação em Genética Forense e Gestão da Segurança Pública.A reorganização da equipe também incluiu a nomeação de Carlos Idelmar de Campos Barbosa como coordenador-geral adjunto. Fermino Júnior destacou que buscará avançar na modernização da Polícia Científica, mantendo o foco na técnica e legalidade.

Perito criminal desde 2000, Fermino Júnior é natural de Bauru (SP) e soma mais de 25 anos de atuação na área. É formado em Farmácia e Bioquímica, com pós-graduação em Genética Forense e em Gestão da Segurança Pública. Ao longo da carreira, passou por diferentes frentes da Polícia Científica, incluindo o Núcleo Regional de Criminalística de Naviraí, o Núcleo de Perícias Externas do Instituto de Criminalística e o Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), onde coordenou divisão.

Com experiência técnica e administrativa, já havia ocupado a coordenação-geral de Perícias em período anterior. Depois, atuou na Sejusp em atividades de gestão e apoio institucional, dirigiu o Departamento de Apoio às Unidades Regionais (DAUR) por seis anos e, mais recentemente, exercia a função de coordenador-geral adjunto há quase três anos. Agora, retorna ao posto máximo da instituição.

A reorganização da equipe inclui a nomeação de Carlos Idelmar de Campos Barbosa, perito médico-legista classe especial, como coordenador-geral adjunto. Ele deixa a coordenação de divisão do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) para assumir o cargo.

Ao tomar posse, Fermino Júnior destacou a continuidade do trabalho técnico e a valorização dos servidores. “Assumo essa missão com responsabilidade e respeito à história da Polícia Científica, buscando avançar na modernização, sempre com base na técnica e na legalidade”, afirmou.

As nomeações entram em vigor na data da publicação e seguem as regras da Lei Complementar nº 114/2005, atualizada pela Lei Complementar nº 217/2016.