ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Polícia aguarda laudo para investigação sobre queda de avião com pai e filho

Apuração ocorre simultaneamente com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)

Viviane Oliveira | 04/08/2023 12:00
Avião ficou destruído (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros)
Avião ficou destruído (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros)

A Primeira Delegacia de Polícia Civil de Vilhena, Rondônia, aguarda os laudos para avançar na investigação sobre o que causou a queda do avião que matou o pecuarista Garon Maia Filho, de 42 anos, e o filho dele, de 11 anos, na noite de sábado (29). Os destroços e os corpos foram encontrados na manhã de domingo (30), numa região de divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

Segundo a policial civil Deise Sguissardi, que respondeu aos questionamentos da reportagem, a investigação, sob a responsabilidade do delegado André Roberto de Souza, ocorre simultaneamente com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da força aérea brasileira.

A polícia aguarda os laudos para saber o que causou a queda da aeronave. “Ao fim das investigações, o órgão vai emitir parecer que será anexado no inquérito policial sobre o caso”, disse. Ainda de acordo com a polícia, nenhum familiar foi ouvido ainda sobre o caso.

A aeronave com prefixo PT-ITE tinha 12 anos. Fabricada em 2011, conforme o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), o bimotor tinha permissão para fazer voos noturnos e estava com toda a documentação em dia. Segundo o Cenipa, o objetivo da investigação é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

Queda  - Conforme o Corpo de Bombeiros, a equipe de salvamento e a Polícia Militar foram acionadas na noite de sábado (29) para fazer buscas nas imediações de Vilhena, Rondônia, em razão de um acidente aéreo. O piloto havia saído da região de Comodoro, em Mato Grosso, em direção ao aeroporto de Vilhena, e estaria retornando para uma fazenda próxima à divisa de Mato Grosso.

Bombeiros durante buscas no local onde o avião caiu (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros)
Bombeiros durante buscas no local onde o avião caiu (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros)

Porém, o voo que teria em torno de 15 minutos não chegou ao destino, e em aproximadamente 8 minutos de decolagem, a aeronave desapareceu do radar. Os moradores da região acionaram as autoridades depois de escutarem um estrondo. As investigações começaram ainda na noite de sábado. Os destroços da aeronave e as vítimas foram encontrados somente na manhã do dia seguinte, em mata fechada, na região conhecida como Cachoeira das Cavernas.

Sepultamento - Garon e o filho viviam em Campo Grande e foram sepultados na manhã de terça-feira (1º), no Cemitério Parque das Primaveras. Horas após o sepultamento, a engenheira civil Ana Paula Pridonik, de 27 anos, atual companheira de Garon, cometeu suicídio atirando contra a cabeça. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Os destroços foram encontrados em região de mata fechada, conhecida Cachoeira das Cavernas (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros)
Os destroços foram encontrados em região de mata fechada, conhecida Cachoeira das Cavernas (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros)

Ajuda - O Campo Grande News aproveita para informar que, na Capital, o Grupo Amor Vida (GAV) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive, sábados, domingos e feriados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias