ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Preso no Rio, "El Gringo" é investigado por tráfico de armas e drogas via MS

Para a polícia, o estrangeiro era fornecedor de traficantes de morros do Rio e buscava drogas e armas no Paraguai

Anahi Zurutuza | 25/09/2020 11:18
Em fotos divulgadas nas redes sociais, Anthony aparece segurando uma metralhadora (Foto: Redes sociais/Reprodução/ Jornal Extra)
Em fotos divulgadas nas redes sociais, Anthony aparece segurando uma metralhadora (Foto: Redes sociais/Reprodução/ Jornal Extra)

Investigado por fornecer armas, explosivos e drogas para integrantes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro, Anthony David Schehtman, conhecido como El Gringo, usava Mato Grosso do Sul como rota para o tráfico. De acordo com apuração de jornais cariocas, pelo menos um dos carregamentos ilegais saiu de Capitán Bado, cidade paraguaia vizinha a Coronel Sapucaia (MS) e passou por Amambai e Dourados, duas cidades do Estado onde o esquema do criminoso tinha o que ele chama de “bases”.

Com nacionalidade americana, britânica e israelense, El Gringo foi preso em flagrante, nessa terça-feira (22), na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, com um veículo Mitsubishi modelo Eclipse Cross, de 2019, clonado, conforme divulgou o jornal Extra.

Além de ser investigado pelo roubo ou furto e clonagem do carro, segundo as apurações da DRF (Delegacia de Roubos e Furtos), Anthony vive no Brasil há pelo menos 15 anos e era fornecedor de traficantes das favelas da Rocinha, do Morro do Turano, no Rio Comprido, do Borel, na Tijuca, e do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

“Ele era responsável por contatar grandes matutos, ou seja, grandes comerciantes de drogas, que importam essas drogas para o Brasil na fronteira. Viabilizava esse frete da droga até o Rio de Janeiro, onde ele comercializava com essa facção”, afirmou ao Extra o delegado, o delegado Gustavo Rodrigues, titular da DRF.

Ainda segundo a investigação, os explosivos vendidos por El Gringo eram utilizados para ataques a bancos no Rio.

Já conforme apurou o jornal Meia Hora, no celular do suspeito, a polícia encontrou uma conversa entre ele e um homem que seria o responsável pelo transporte de carregamento do Paraguai para o Rio de Janeiro. O diálogo aconteceu na semana passada, de acordo com a DRF.

Nos áudios, em espanhol, Gringo avisa de uma operação na fronteira do Paraná com o país vizinho e que seria arriscado passar por lá. Ele, então, determina a rota, passando por Mato Grosso do Sul. Veja:

Conversa entre "El Gringo" e um homem identificado como Luci Jogador (Foto: Reprodução/Meia Hora)
Conversa entre "El Gringo" e um homem identificado como Luci Jogador (Foto: Reprodução/Meia Hora)


Nos siga no Google Notícias