ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Prisão mostra que PCC montou time no Paraguai contra "Flavinho" e Fahd Jamil

Prisão de brasileiro reforça tese da polícia; sobrinhos foram torturados para revelar paradeiro de tio, diz jornal paraguaio

Anahi Zurutuza | 30/11/2020 08:46
Flávio Arruda Guilherme, de 31 anos, foi enviado pelo PCC para a fronteira para agir na frente de extermínio de rivais, segundo jornal paraguaio (Foto: ABC Color)
Flávio Arruda Guilherme, de 31 anos, foi enviado pelo PCC para a fronteira para agir na frente de extermínio de rivais, segundo jornal paraguaio (Foto: ABC Color)

A prisão do brasileiro Flávio Arruda Guilherme , de 31 anos, no fim de semana, reforça a tese da polícia paraguaia de que o PCC (Primeiro Comando da Capital) montou “time” em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã (MS), com a intenção de consolidar o controle da região, um dos principais corredores de drogas, armas e cigarros do Paraguai para o Brasil. De acordo com apuração do jornal ABC Color, Flávio faz parte do grupo encarregado de exterminar rivais.

Há 10 dias, o veículo paraguaio já havia divulgado que André de Oliveira Macedo – o traficante brasileiro de 43 anos conhecido como “André do Rap”, que fugiu após conseguir um habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal), revogado horas depois – estava em Amambay, estado paraguaio onde está localizada Pedro Juan. Ele também foi enviado em “missão” do PCC.

"André do Rap" algemado; ele fugiu do Brasil graças a habeas corpus (Foto: Aquivo do ABC Color)
"André do Rap" algemado; ele fugiu do Brasil graças a habeas corpus (Foto: Aquivo do ABC Color)

Órgãos de segurança paraguaios acreditam que André do Rap “agora tem o controle absoluto da região”, ou seja, é o novo chefe da facção de origem brasileira neste ponto da fronteira.

Ainda segundo havia investigado o ABC Color com agentes de inteligência, o objetivo de “do Rap” é reorganizar o tráfico de drogas, armas e munições por ali. Conforme a apuração do jornal paraguaio, “André do Rap” é conhecido pelo comportamento discreto e muito calmo, por isso, a cúpula máxima da “multinacional criminosa” o teria escolhido para fazer essa função de controle.

Já Flávio Arruda Guilherme, segundo o ABC Color, havia chegado a Pedro Juan há um mês, depois de ser libertado de presídio de São Paulo, onde cumpria pena por tráfico de drogas e assalto à mão armada. Ele foi recebido por um dos traficantes mais procurados no Paraguai, Clemencio “Gringo” González, e estava hospedado em casa no Jardim Aurora, onde foi preso na tarde de sábado (28).

Flávio Correia Jamil Georges, à esquerda, e o pai, Fahd Jamil, ambos foragidos da Justiça de Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo)
Flávio Correia Jamil Georges, à esquerda, e o pai, Fahd Jamil, ambos foragidos da Justiça de Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo)

A caça – Arruda Guilherme foi enviado com a missão de exterminar integrantes do bando comandado por Fahd Jamil, por muito tempo conhecido como o “Rei da Fronteira”, e seu filho, Flávio Correia Jamil Georges, o "Flavinho", com o objetivo de enfraquecer o clã definitivamente. Desde a morte de Jorge Rafaat em 2016, ainda segundo o jornal paraguaio, “Fuad” tentava ganhar terreno para retomar o controle das operações ilegais na região.

O brasileiro preso no sábado teria comandado o sequestro e assassinato de Riad Jamil Oliveira Salem, 19, Muryel Moura Correia, 36, Felipe Bueno, cuja idade não foi informada, e do paraguaio Cristhian Gustavo Torales Alarcón, 31. Os quatro corpos foram encontrados em cova rasa na zona rural de Pedro Juan Caballero, na quinta passada, dia 26 de novembro.

Riad e Muryel eram sobrinhos de “Fuad” e teriam sido torturados até a morte para revelarem o paradeiro do tio, sumido desde junho, quando foi alvo da terceira fase da Operação Omertà, ação da polícia e Ministério Público brasileiros. Batizada de Armagedon, a etapa da força-tarefa, deflagrada pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a  Bancos Assaltos e Sequestros) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), tinha como principal alvo o “Rei da Fronteira”.

O preso - Flávio Arruda Guilherme foi enviado a Assunción, capital do Paraguai, e ficará por enquanto sob a guarda do Departamento de Investigações por causa de rumores de que o PCC já preparava o resgate da liderança em Pedro Juan.

Nos siga no Google Notícias