ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Projeto de deputado de MS amplia teste do pezinho no SUS de 6 para 53 doenças

Dagoberto conta que ficou sensibilizado com o relato de uma jornalista de Minas Gerais

Aline dos Santos | 08/03/2021 11:12
Deputado federal Dagoberto Nogueira em visita ao Campo Grande News nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Deputado federal Dagoberto Nogueira em visita ao Campo Grande News nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

O projeto de lei que amplia o alcance do teste do pezinho de seis para 53 doenças vai ser votado nesta semana pela Câmara Federal. A proposta para ampliar a gama de exames ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é de autoria do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).

Além de salvar a vida das crianças, o Projeto de Lei 5.043 também resulta em economia para o Ministério da Saúde.

“Nós conseguimos demonstrar, com o apoio de entidades nacionais, que uma criança com essas doenças morre com seis, sete anos. Nesse período doente, entre consulta, exames e internação, tem custo altíssimo para o SUS. Basta você evitar que uma dessas crianças fique doente, é uma economia monstruosa. Mas claro que só salvar vidas já bastava”, afirma Dagoberto.

O teste do pezinho é realizado a partir de amostra de sangue coletada no calcanhar do recém-nascido. Na rede particular de Campo Grande, o teste ampliado do pezinho custa R$ 450 para 54 doenças.

O parlamentar espera a aprovação da proposta por ter obtido apoio do governo, comprovando a importância da medida.

Dagoberto conta que ficou sensibilizado com a situação de uma jornalista de Minas Gerais, que sem saber da alergia do filho ao leite materno amamentou a criança, que desenvolveu paralisia cerebral. A doença rara era identificável com o teste do pezinho ampliado.

“Minha filha viu a reportagem dessa jornalista questionou: Pai, por que o SUS não faz isso? Ai eu comecei a discutir e fui chamando as entidades”, afirma. O atendimento da criança diagnosticada precocemente custa o equivalente a um quinto de eventual tratamento sem diagnóstico.

Na lista de doenças, estão imunodeficiências congênitas, atrofia muscular espinhal (problema degenerativo que esgota a força muscular), fibrose cística, galactosemias (prejudicam a função hepática) e hiperplasia adrenal congênita (afeta o crescimento).

Nos siga no Google Notícias