ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Quem pode aplicar botox e injetáveis estéticos? Veja a lista de profissões

Fisioterapeutas podem aplicar botox e ácido hialurônico, mas só se especializados

Liana Feitosa e Caroline Maldonado | 13/08/2022 16:32
Profissional aplica produto injetável em mulher. (Foto: Reprodução / Internet)
Profissional aplica produto injetável em mulher. (Foto: Reprodução / Internet)

A cada esquina há uma clínica oferecendo harmonização facial em Campo Grande. mas nem todo profissional que oferece serviços de estética é autorizado a fazer procedimentos como botox e preenchimento com ácido hialurônico. Mas atualmente, só quem tem diplomas de Medicina, Biomedicina e Odontologia pode aplicar injetáveis com fins estéticos.

Nesta semana, uma mulher de 38 anos foi flagrada pela fiscalização da Vigilância Sanitária por fazer procedimentos estéticos sem autorização.. Alegando ser fisioterapeuta, ela foi autuada por exercer a profissão sem ser habilitada. Ela também não possui registro no Conselho Regional de Fisioterapia.

O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) defende que procedimentos injetáveis invasivos devem ser efetuados somente por profissionais médicos, “pois os mesmos têm estudo e qualificação tanto para realizar os procedimentos, quanto para agir de forma rápida em caso de intercorrências, evitando assim, problemas graves ou sequelas aos pacientes”, alegou a médica Elza Garcia, coordenadora de fiscalização do CRM-MS.

O dentista José Peixoto Ferrão Júnior, integrante da Comissão de Harmonização Orofacial do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), lembra que o assunto gera briga entre as categorias.

“Há outros profissionais (de outras áreas) que estão brigando na Justiça e não estão podendo atuar por força de liminar, que o CRM (Conselho Regional de Medicina) conseguiu. Conseguiram liminar contra enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas. Esses três estão proibidos de atuar, mas ainda estão brigando na Justiça”, afirma Ferrão Júnior.

Ele conta que o Conselho de Medicina também acionou a Justiça contra a prática de aplicação de injetáveis por profissionais da Odontologia, mas perderam na decisão. Para ele, não é uma questão de risco à saúde e, sim, de mercado.

“O risco de cair na mão de um profissional ruim existe em qualquer área. Existem bons e maus profissionais em qualquer área, tanto entre os biomédicos, como entre os dentistas, por exemplo. Médicos não querem por questão de concorrência. Se você pode concorrer com 500 profissionais, por que vai querer concorrer com 5 mil?”, defende o dentista.

Ele explica que a resolução 198 do CRO, de 29 de janeiro de 2019, cria a especialidade de Harmonização Facial de Odontologia. Há cursos livres de três dias com noções básicas e especializações de 18 meses. Segundo ele, todos os profissionais de saúde que querem atuar nessa área têm que fazer esses cursos, até profissionais médicos.

Caso - De acordo com boletim de ocorrência, a profissional autuada na semana passada atendia em uma clínica na Rua da Paz, no Jardim dos Estados, em Campo Grande. Uma auditora fiscal da Vigilância realizava inspeção no estabelecimento após denúncia de que a mulher ministrava cursos de procedimentos privativos de ato médico, tendo como público alvo não-médicos e ainda cooptava pacientes para aulas práticas. A sala da clínica onde ela atendia foi interditada, assim como o armário com medicamentos.

À fiscalização, a acusada disse que é fisioterapeuta e médica, porém não apresentou a carteira de habilitação que comprovasse as duas profissões. No local foram encontrados diversos produtos injetáveis, agulhas, seringas, fio de sutura e medicamentos injetáveis. No boletim registrado pela autora consta ainda que a mulher não tem a formação necessária para utilizar tais objetos e realizar esses procedimentos. O caso foi registrado como exercício ilegal da medicina na Depac Centro.

Nos siga no Google Notícias