ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Santa Casa faz alerta sobre vírus tão transmissível quanto o da covid-19

Só esse ano, hospital registrou 78 internações pelo Vírus Sincicial, que afeta principalmente crianças

Karine Alencar | 23/06/2022 14:53
Mãe e filha esperando por atendimento médico na UPA do Universitário, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Mãe e filha esperando por atendimento médico na UPA do Universitário, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A chegada do inverno, que começou no dia 21 de junho, potencializa a circulação de um vírus tão contagioso quanto o coronavírus. O alerta é da Santa Casa de Campo Grande, que registrou 78 internações pelo VSR (Vírus Sincicial Respiratório), principalmente de crianças.

“A maior incidência ocorre em crianças, bem como a maior gravidade, principalmente em menores de um ano. O vírus acomete tanto as vias respiratórias superiores e inferiores, agravando o quadro, principalmente em prematuros, cardiopatas ou pacientes com fibrose cística”, explicou a dra. Paola Stella de Oliveira, coordenadora médica do Serviço de Pediatria da unidade.

Conforme os dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) o VSR é responsável por até 75% das bronquiolites (inflamação dos bronquíolos em crianças pequenas e bebês) e 40% das pneumonias em todo o país.

Assim, a Santa Casa aponta que neste período é preciso uma atenção mais acentuada às crianças, até porque, não existe vacina contra a doença. O que se tem até o momento, é um medicamento indicado para bebês prematuros extremos, casos em que a infecção costuma ser mais grave.

Como prevenir - A doença é muito contagiosa e pode ser transferida assim como o coronavírus, pelo toque, objetos contaminados e também no ar. Diante disso, é importante evitar lugares fechados, aglomerações e manter as mãos sempre limpas.

Principais sintomas- A presença do vírus pode ser identificada pela dificuldade em respirar, secreção nasal, espirros, chiado, dificuldades para mamar, dor de cabeça, dor de garganta, perda de apetite e cansaço.

Nos siga no Google Notícias