ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Saúde reforça para que vítimas de escorpião sejam levadas para UPAs e CRS

Hospital Regional segue como referência, mas vítimas só devem ser levadas através da regulação

Gabriel Neris | 07/05/2022 13:05
Escorpião dentro de recipiente depois de ser capturado (Foto: Divulgação)
Escorpião dentro de recipiente depois de ser capturado (Foto: Divulgação)

Com os recentos casos de ataque de escorpião, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reforça para que as vítimas sejam levadas para unidades de urgência e emergência, mais próximas, como UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRS (Centros Regionais de Saúde).

No caso de Campo Grande, as UPAs estão distribuídas pelos bairros Santa Mônica, Leblon, Universitário, Vila Almeida, Coronel Antonino e Moreninha III, e os CRS Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e Coophavilla II. Se houver necessidade, de acordo com a gravidade, o paciente poderá ser encaminhado para o hospital através da regulação.

Conforme a Sesau, o Hospital Regional de Campo Grande é uma das referências para atendimento com escorpião.

A bióloga Christianne Brandão, técnica do Scraps (Serviço de Combate a Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos), do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), orienta que, se possível, é recomendado levar o animal acondicionado em um recipiente de vidro com álcool ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Uma medida que pode auxiliar é higienizar o local com água e sabão e aplicar compressa morna. O uso de soro não é recomendado e apenas o profissional de saúde deve fazer essa avaliação.

Conforme a Sesau, Campo Grande registrou entre janeiro e março 408 casos de acidentes com escorpião.

Uma orientação para evitar acidentes é instalar barreiras físicas, como vedar os locais com vãos, com frestas e ralos utilizando telas de proteção; manter quintais limpos; não jogar lixo e resto de materiais de construção em terrenos.

Nos siga no Google Notícias