ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Saúde reforça para que vítimas de escorpião sejam levadas para UPAs e CRS

Hospital Regional segue como referência, mas vítimas só devem ser levadas através da regulação

Por Gabriel Neris | 07/05/2022 13:05
Escorpião dentro de recipiente depois de ser capturado (Foto: Divulgação)
Escorpião dentro de recipiente depois de ser capturado (Foto: Divulgação)

Com os recentos casos de ataque de escorpião, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reforça para que as vítimas sejam levadas para unidades de urgência e emergência, mais próximas, como UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRS (Centros Regionais de Saúde).

No caso de Campo Grande, as UPAs estão distribuídas pelos bairros Santa Mônica, Leblon, Universitário, Vila Almeida, Coronel Antonino e Moreninha III, e os CRS Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e Coophavilla II. Se houver necessidade, de acordo com a gravidade, o paciente poderá ser encaminhado para o hospital através da regulação.

Conforme a Sesau, o Hospital Regional de Campo Grande é uma das referências para atendimento com escorpião.

A bióloga Christianne Brandão, técnica do Scraps (Serviço de Combate a Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos), do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), orienta que, se possível, é recomendado levar o animal acondicionado em um recipiente de vidro com álcool ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Uma medida que pode auxiliar é higienizar o local com água e sabão e aplicar compressa morna. O uso de soro não é recomendado e apenas o profissional de saúde deve fazer essa avaliação.

Conforme a Sesau, Campo Grande registrou entre janeiro e março 408 casos de acidentes com escorpião.

Uma orientação para evitar acidentes é instalar barreiras físicas, como vedar os locais com vãos, com frestas e ralos utilizando telas de proteção; manter quintais limpos; não jogar lixo e resto de materiais de construção em terrenos.

Nos siga no Google Notícias