ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Secretaria de Saúde cobrará lista com nome de vacinados para evitar “fura filas”

Secretaria Estadual de Saúde pediu que as 79 cidades de MS enviem a lista com nome de todos que receberam dose da coronavac

Ana Paula Chuva | 22/01/2021 15:23
Vacina sendo preparada para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami)
Vacina sendo preparada para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami)

Para evitar os “fura filas” a SES (Secretaria Estadual de Saúde) pediu que os prefeitos das 79 cidades de Mato Grosso do Sul enviem lista com nome de todos os vacinados contra covid-19. O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) inclusive já está investigando o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Junior, 37 anos, por ter sido imunizado na terça-feira (19).

Vale lembrar que nesta primeira fase devem ser imunizados idosos com mais de 60 anos que morem em asilos, indígenas em aldeias na área rural e trabalhadores da área da saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19.

O titular da pasta, Geraldo Resende, lembrou que os municípios devem seguir as determinações do Ministério da Saúde para a imunização.

 “Eu dei um exemplo ao não ser vacinado. Eu poderia, por estar na linha de frente, por ser médico e ter comorbidades. Mas preferi mostrar à população que é importante respeitar a fila nesse momento”, disse.

Por essa razão, a secretaria solicitou que as cidades enviem a lista com nome de todas as pessoas imunizadas e pediu ainda que o Ministério Público acompanhe a aplicação das vacinas impedindo que pessoas não pertencentes aos grupos prioritários recebam as doses.

Nioaque – Uma foto postada em rede social acabou virando investigação no Ministério Público. Na imagem, o prefeito Valdir Couto Júnior, está recebendo a vacina coronavac.

O caso agora é investigado para saber se o prefeito cometeu ato de improbidade, por isso um ofício foi enviado à Secretaria de Saúde de Nioaque pedindo explicações sobre o fato.

Em nota Valdir, que é odontólogo, alegou que recebeu o imunizante a pedido dos caciques da comunidade indígena e de técnicos da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

“Com objetivo de incentivar a vacinação no povoado, que estava resistente à imunização, e mostrar que a vacina não oferece riscos de saúde”, diz o texto.

Nos siga no Google Notícias