ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 34º

Cidades

Sejusp aciona números emergenciais após nova falha da Oi derrubar 190 e 193

Até setembro deste ano, 370 ocorrências de falhas nos serviços de emergência foram registradas

Por Ketlen Gomes | 26/11/2025 13:15
Sejusp aciona números emergenciais após nova falha da Oi derrubar 190 e 193
Números de emergência no Estado novamente estão suspensos por falhas na Oi. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) estão temporariamente indisponíveis em Mato Grosso do Sul devido a mais uma falha técnica no firewall da empresa terceirizada da operadora Oi. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) confirmou a instabilidade e informou que a operadora já foi acionada e a previsão é de que o atendimento seja normalizado em até quatro horas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão temporariamente fora do ar em Mato Grosso do Sul devido a uma falha técnica no firewall da Operadora Oi. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública disponibilizou números alternativos para atendimento emergencial. O problema não é isolado, tendo sido registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços de emergência no estado até setembro deste ano. A instabilidade ocorre em meio à crise da operadora Oi, que recentemente teve sua falência decretada e posteriormente suspensa pela Justiça do Rio de Janeiro.

Enquanto isso, o CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) mantém equipes de prontidão e orienta a população a acionar a polícia pelos números de celular 67 99217-2227; 67 99602-6624 e 67 99656-0034 e os bombeiros pelos números 67 99266-7692; 67 99263-1396 e 67 99654-3942, divulgados pela secretaria para garantir a continuidade do atendimento emergencial.

A secretaria reforçou que a interrupção é causada exclusivamente pela instabilidade na rede da Oi e agradeceu a compreensão da população até que o serviço seja restabelecido. No entanto, o problema não é isolado. Ao longo deste ano, diversas cidades sul-mato-grossenses enfrentaram falhas no 190 e no 193, todas ligadas a problemas técnicos da operadora.

Em setembro, após reclamações da população e da Câmara de Vereadores de Naviraí, em reunião na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), foi anunciado que a Oi teria um técnico dedicado, disponível 24 horas por dia, para tentar reduzir a frequência das interrupções. Naquele mês, o coordenador de tecnologia, informática e radiocomunicação, Wandner Valdivino Meirelles, revelou que haviam sido registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços de emergência em Mato Grosso do Sul somente até setembro deste ano.

A instabilidade desta quarta-feira (26) ocorre em meio ao período de crise enfrentado pela operadora. No dia 10 de novembro, a Justiça do Rio de Janeiro chegou a decretar a falência da Oi, mas quatro dias depois suspendeu a decisão e manteve a empresa em processo de recuperação judicial. A desembargadora Mônica Maria Costa, da 1ª Câmara de Direito Privado do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), justificou a reversão como forma de evitar prejuízos maiores aos credores. A Sejusp afirma que segue monitorando a situação e mantém as alternativas de contato para garantir a segurança da população enquanto a falha não é corrigida.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.