ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sem CNH, youtuber de MS segue dirigindo e agora quer cidadania paraguaia

Eduardo Razuk anunciou que tentará dupla cidadania para ter nova CNH e importar carros proibidos no Brasil

Jhefferson Gamarra | 20/01/2022 16:25
Influenciador Eduardo Razuk em uma imagem compartilhada no instagram (Foto: Arquivo pessoal)
Influenciador Eduardo Razuk em uma imagem compartilhada no instagram (Foto: Arquivo pessoal)

Colecionador de problemas, o youtuber de Campo Grande, Eduardo Rezende da Silva, o Eduardo Razuk, proprietário do canal Backstage, segue desafiando o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Com a CNH suspensa desde outubro de 2021, Razuk segue gravando vídeos para o canal na direção de veículos.

Nos vídeos mais recentes publicados no canal, que conta com mais de 644 mil inscritos, Eduardo Razuk realizou uma “tour” por Mato Grosso do Sul, foi até o Paraguai e também ao litoral de São Paulo, sempre conduzindo uma Volkswagen Amarok.

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul) confirmou que a Carteira Nacional de Habilitação o youtuber está suspensa desde 21 de outubro pelo período de 6 meses, por atingir a pontuação máxima em infrações.

Eduardo Razuk mostrando que ainda está com o documento em mãos (Imagem: Reprodução)
Eduardo Razuk mostrando que ainda está com o documento em mãos (Imagem: Reprodução)

Além da publicação no Diário Oficial do Estado, Razuk foi notificado a entregar a CNH no prazo máximo de 48h a contar da publicação do edital, o que não foi feito. Em vídeo publicado nesta quinta-feira (20), enquanto dirigia, o youtuber mostrou que ainda está em posse do documento. “Minha CNH está aqui, olha só. Validade 22/08/2023 então eu tenho no mínimo quase dois anos de carteira válida. Então não estou de forma irregular, minha carteira é válida”, frisou o influenciador.

“Mesmo que o documento não seja entregue, o direito de dirigir já foi suspenso. Assim, caso o condutor seja autuado na condução de veículo após o prazo mencionado, será instaurado processo de cassação da CNH”, alertou o Detran.

Em outro vídeo publicado em seu canal no último domingo (16), Razuk que ainda reside em Campo Grande, revelou que pretende obter a cidadania paraguaia para conseguir uma nova CNH e conseguir importar carros proibidos para o Brasil.

Influenciador compartilho a estratégia de conseguir dupla nacionalidade com inscritos do canal (Imagem: Reprodução)
Influenciador compartilho a estratégia de conseguir dupla nacionalidade com inscritos do canal (Imagem: Reprodução)

No conteúdo publicado, ele explica a logística que precisará ser adotada para colocar a ideia em prática, como alugar imóvel no Paraguai, abrir conta bancária, adquirir linha telefônica e comprar uma fonte de renda no País vizinho.

“Com tudo isso ai a gente consegue a cidadania paraguaia e consegue tirar habilitação no Paraguai, que vale no mundo inteiro. Então vamos precisar fazer essa coisas galera, e eu vou começar já. Eu tô na praia agora, curtindo as férias da melhor maneira possível mas confesso que estou ansioso para colocar em pratica tudo isso ai. As vantagens são inúmeras e a partir de quando isso for concretizado eu posso pegar um carro do Paraguai e trazer para o Brasil”, contou Razuk aos seus seguidores.

Vale lembrar que em abril de 2020, o youtuber foi preso em Campo Grande acusado de receptação de veículo vindo do Paraguai. A prisão está relacionada à compra de um Toyota Corolla XRS. Na época Razuk pagou fiança de R$ 20 mil e foi liberado e o carro apreendido.

Mesmo que consiga o documento de cidadão paraguaio, o youtuber continuará impedido de conduzir veículos em solo brasileiro. Conforme o Detran, “se o condutor é brasileiro habilitado, será considerada a CNH do Brasil”, além disso a penalidade de suspensão da CNH brasileira aplica-se também à PID (Permissão internacional de Direção), documento que o youtuber possui desde 2020.

A reportagem entrou em contato com Marlon Ricardo Lima Chaves, advogado de Eduardo Razuk, que confirmou que representa o youtuber na esfera criminal. A defesa foi questionada sobre o cliente dirigir e gravar vídeos com a CNH suspensa, mas até o momento não houve retorno.

Outros casos – Além da prisão por suspeita de receptação de veículo, Eduardo Razuk foi alvo de investigação policial por ter desrespeitado o toque de recolher em Campo Grande, imposto pela pandemia do coronavírus, além de crimes como direção perigosa, por dirigir a mais de 250 km/h e registrar em vídeos.

Nos siga no Google Notícias