ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Seminário discute os impactos da reforma administrativa no serviço público de MS

Evento virtual deve reunir senadores e deputados da bancada de Mato Grosso do Sul

Adriano Fernandes | 01/04/2021 20:34
Carteira de trabalho sendo assinada. (Foto: Arquivo)
Carteira de trabalho sendo assinada. (Foto: Arquivo)

Seminário virtual que acontece na próxima segunda-feira (05) vai discutir o projeto de reforma administrativa que tramita no Congresso Nacional e os impactos da medida, sobre os serviços públicos em Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pelo Fórum de Defesa dos Serviços Públicos, das Empresas Públicas e das Estatais em MS e deve reunir senadores e deputados da bancada do Estado. A transmissão do seminário “Impactos da Reforma Administrativa sobre os Serviços Públicos”, será ao vivo pela internet.

O objetivo do evento, conforme a organização, é apresentar à bancada estadual a visão dos servidores e dos usuários de serviços públicos e também conhecer a opinião dos parlamentares, sobre o projeto que está sendo analisado no Congresso.

Durante o seminário o Fórum apresentará uma Carta aos Parlamentares, onde expressa suas principais preocupações acerca das mudanças que o projeto provocará na oferta e na qualidade dos serviços públicos. Na avaliação dos membros do Fórum as mudanças irão piorar tanto a disponibilidade de serviços como saúde e educação públicas, quanto a qualidade. Também durante o Seminário está prevista uma exposição sobre a PEC 32/2020, que será realizada pelo Diretor Técnico do Dieese Fausto Augusto Junior.

Mas o objetivo principal do evento, ainda conforme a organização, é ouvir a opinião dos parlamentares da bancada federal por Mato Grosso do Sul. Todos os senadores e deputados foram convidados para participarem e exporem sua visão sobre o assunto.

O Fórum é uma iniciativa da CUT-MS (Central Única Dos Trabalhadores de MS) e reúne sindicatos e federações sindicais de servidores  públicos das três esferas – federal, estadual e municipal – juntamente com empregados públicos de estatais, com sindicatos profissionais e de trabalhadores no setor privado preocupados com o assunto.

A formação do Fórum ocorreu em setembro de 2020, assim que o Governo Federal encaminhou o projeto de alteração da Constituição Federal para o Congresso Nacional, que é a proposta de reforma administrativa, também conhecida como PEC 32/20.

A PEC 32/2020 foi apresentada em setembro de 2020, entretanto, sua análise pelo Congresso iniciou somente em fevereiro de 2021 e há uma preocupação de que a decisão seja embasada em opiniões técnicas bem embasadas e na opinião da população, sem precipitações que poderão causar danos aos serviços públicos difíceis de reverter.

Além do seminário, a CUT-MS e o Fórum promoverão uma campanha de esclarecimento sobre a reforma administrativa para a população em geral, para os trabalhadores usuários dos serviços públicos e para os próprios servidores.

O seminário será transmitido através da página da CUT-MS no Facebook. Clique aqui. 

Nos siga no Google Notícias