ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

STF autoriza que Estados importem vacinas se Anvisa descumprir prazo

Dispensa de autorização deve valer para imunizantes registrados em agências de regulação de renome fora do país

Gabriel Neris | 17/12/2020 16:50
Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão no STF (Foto: Divulgação)
Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão no STF (Foto: Divulgação)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, autorizou nesta quinta-feira (17) que Estados e municípios importem a vacina contra a covid-19 já em uso, caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não peça autorização em até três dias após o registro internacional do imunizante.

A decisão obedece ação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), argumentando que a dispensa de autorização deve valer para vacinas registradas em agências de regulação de renome fora do país. As informações são do portal G1.

De acordo com o ministro do STF, Estados e municípios poderão importar e distribuir as vacinas “no caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, recentemente tornado público pela União, ou na hipótese de que este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença”.

A liberação já é prevista na “Lei Covid”, aprovado pelo Congresso Nacional. A ação da OAB pede que o STF declare a “plena vigência e aplicabilidade” da legislação.

Nos siga no Google Notícias