ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

STF derruba lei que proibia corte de luz e água por falta de pagamento

Norma foi promulgada em 2006 pela Assembleia Legislativa e era contestada pelo governo do Estado

Jones Mário | 27/09/2019 10:58
Lei impedia corte de água, luz e telefone por falta de pagamento desde 2006 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Lei impedia corte de água, luz e telefone por falta de pagamento desde 2006 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou inconstitucional lei estadual que proibia corte no fornecimento de serviços essenciais à população, como água, luz e telefone, por falta de pagamento. A norma foi promulgada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2006 e era contestada no Supremo pelo governo estadual.

Conforme decisão, publicada na edição desta sexta-feira (27) do DOU (Diário Oficial da União), o STF “possui firme entendimento” para evitar interferência dos estados, mediante lei, nas relações jurídico-contratuais entre o poder concedente e as empresas concessionárias.

A Assembleia defendia que que o STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao interpretar artigos do Código de Defesa do Consumidor, teria vedado corte no fornecimento de serviços públicos essenciais à população até em casos de não pagamento pelo usuário.

A AGU (Advocacia-Geral da União) se manifestou pela inconstitucionalidade da lei estadual, enquanto a PGR (Procuradoria-Geral da República) se posicionou favorável à extinção do processo. No mérito, foi favorável à procedência do pedido.

O julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) em plenário foi realizado em sessão virtual, realizada em agosto deste ano. O governo do Estado havia ingressado com a ação em março de 2007.

O processo transitou em julgado na última quarta-feira (25), um dia pós o fim do prazo para interposição de recurso.

A lei derrubada era de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (DEM).

Nos siga no Google Notícias