ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

STJ nega pedido de hc para empresário foragido na Omertà

Fahd Jamil é réu por organização criminosa, tráfico de arma, obstrução de Justiça e corrupção

Aline dos Santos | 02/08/2020 18:10
STJ indeferiu liminar em habeas corpus apresentado pela defesa de Fahd Jamil. 
STJ indeferiu liminar em habeas corpus apresentado pela defesa de Fahd Jamil.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) indeferiu pedido de habeas corpus da defesa do empresário Fahd Jamil, conhecido como “Rei da Fronteira” e que está foragido desde 18 de junho, quando foi alvo da operação Omertà.

O sistema do tribunal informa que  a liminar foi indeferida na noite de sexta-feira (dia 31) e que  teor da decisão deve ser publicado na quarta-feira (dia 5).

No mês passado, a Justiça de Mato Grosso do Sul negou pedido para transformar a preventiva em prisão domiciliar. Fahd Jamil, 79 anos, mora em Ponta Porã, numa mansão réplica da casa de Elvis Presley, o “Rei do Rock”.

A defesa questiona a legalidade da prisão e que o empresário só pode se apresentar em caso de prisão domiciliar, devido às condições de saúde e aos riscos com a pandemia do novo coronavírus.

Para a defesa, a prisão não poderia ter sido decretada pela 7ª Vara Criminal de Campo Grande porque nos autos havia imputação de crime doloso contra a vida, que deve ser processado e julgado em uma das Varas do Tribunal do Júri.

A questão é tratada em pedido de habeas corpus ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A liminar foi negada pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence no último dia 10 de julho.

Na terça-feira (dia 28), o habeas corpus começou a ser julgado pela 2ª Câmara Criminal do TJ, mas foi adiado depois de pedido de vista do desembargador Ruy Celso.

O empresário é réu por organização criminosa, tráfico de arma de fogo, obstrução de Justiça e corrupção. A investigação da Omertà aponta que a cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, é base de organização criminosa que conta com milícia armada de assassinos profissionais.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) informa que chegou ao grupo durante as investigações contra Jamil Name e Jamil Name Filho, que foram presos na primeira fase da ação, em setembro do ano passado, e são acusados de liderar organização criminosa com base em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias