ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Justiça nega trocar preventiva de Fahd Jamil por prisão em mansão

“Uma apresentação sem as devidas cautelas seria entregar-se à morte”, diz defesa sobre riscos com pandemia

Aline dos Santos | 23/07/2020 10:03
Viatura dos Garras em frente à mansão do empresário, em Ponta Porã, durante fase da operação Omertà. (Foto: Direto das Ruas)
Viatura dos Garras em frente à mansão do empresário, em Ponta Porã, durante fase da operação Omertà. (Foto: Direto das Ruas)

A Justiça negou prisão domiciliar ao empresário Fahd Jamil, conhecido com o “Rei da Fronteira” e que está foragido desde 18 de junho, quando foi realizada a terceira fase da operação Omertà.

A prisão domiciliar foi considerada “inadequada e insuficiente” para garantir a ordem pública. O processo é relativo a medidas investigatórias sobre organizações criminosas e tramita em sigilo, mas a decisão foi tornada pública na edição de hoje do Diário da Justiça.

Fahd Jamil, 79 anos, mora em Ponta Porã, numa mansão réplica da casa de Elvis Presley, o “Rei do Rock”.

A defesa informou ao Campo Grande News que o empresário só pode se apresentar se for em prisão domiciliar. “Pois está em tratamento de saúde, tem apenas 30% do pulmão e está no grupo de risco. Uma apresentação sem as devidas cautelas seria entregar-se à morte”, afirma o advogado Fábio Ricardo Mendes Figueiredo, lembrando a pandemia do novo coronavírus.

O advogado considera que o empresário não é um foragido pois a ordem de prisão preventiva seria irregular. Nessa linha de raciocínio, se Fahd Jamil se entregasse, estaria efetivando uma ilegalidade.

Para a defesa, a prisão não poderia ter sido decretada pela 7ª Vara Criminal de Campo Grande porque nos autos havia imputação de crime doloso contra a vida, que deve ser processado e julgado em uma das Varas do Tribunal do Júri.

 Habeas corpus - O tema já é tratado em pedido de habeas corpus no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e teve liminar negada pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence no último dia 10.

A defesa de Fahd Jamil também ingressou com habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal).

O empresário é réu por organização criminosa, tráfico de arma de fogo, obstrução de Justiça e corrupção. A investigação da Omertà aponta  que a cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, é base de organização criminosa que conta com milícia armada de assassinos profissionais.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) informa que chegou ao grupo durante as investigações contra Jamil Name e Jamil Name Filho, que foram presos na primeira fase da ação, em setembro do ano passado, e são acusados de liderar organização criminosa com base em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias