ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Uso de máscara deve continuar por um bom tempo, avisa secretário

Secretário de Saúde citou exemplo da Ásia e disse acreditar que hábito deve continuar para proteção coletiva

Adriel Mattos | 26/07/2021 17:01
Secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende. (Foto: Paulo Francis)
Secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende. (Foto: Paulo Francis)

Com a meta de atingir a imunidade coletiva por meio da vacinação contra Covid-19 no fim de agosto, o secretário de estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, disse nesta segunda-feira (26) que alguns costumes adquiridos durante a pandemia devem permanecer mesmo após o controle da doença. A declaração foi durante solenidade de entrega de viaturas no Parque dos Poderes.

“Estamos trabalhando para ter 80% da população vacinada com as duas doses, com a adesão que temos hoje, para o fim de agosto. A volta à normalidade completa, vamos ter que repensar. Vamos entender que muito do que foi aplicado vai continuar. O uso de máscara, nos países asiáticos, se usa como rotina. Aqui fizemos isso na pandemia, mas lá [na Ásia] o cidadão usa não só se proteger, mas para proteger as pessoas ao seu entorno”, explicou.

No continente asiático, o uso de máscara faz parte da cultura durante surtos de doenças respiratórias ou mesmo quando as pessoas têm quadros gripais a qualquer época do ano.

Sobre as restrições impostas devido à pandemia, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que o comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) vai decidir sobre a retomada da normalidade.

“Vamos seguir o Prosseguir. A bússola que norteia as ações do Estado sobre a pandemia é o Prosseguir. Ali tem pessoas ligadas à Opas, a Organização Pan-Americana de Saúde; nossos infectologistas e equipes integradas do governo. Se a gente vacinar mais, poderemos sair mais cedo dessas restrições”, ponderou.

Reinaldo evitou dar prazo e demonstrou preocupação com as variantes do novo coronavírus e a recusa da vacina. “Essas novas variantes estão aí e temos algumas pessoas que não se vacinaram e isso é preocupante. Acho que seguir o Prosseguir é seguir a ciência. Vamos seguir o Prosseguir para ver qual o momento de relaxamento e retirada de algumas restrições”, completou.

Dados do portal Mais (Monitor de Apoio às Informações de Saúde), da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apontam que 31,43% da população já tomou duas doses ou dose única da vacina. 56,01% recebeu até o momento pelo menos uma dose.

Nos siga no Google Notícias