Vacinas de pneumonia estão disponíveis a pacientes com HIV e câncer
Elas já estavam disponíveis antes aos pacientes transplantados e agora aumentou o público-alvo
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que as vacinas para pneumonia que antes estavam disponíveis aos pacientes transplantados, agora também serão direcionados para quem está em tratamento de câncer ou são portadores de HIV.
Segundo a pasta, as vacinas já estão disponíveis em unidades de saúde de Campo Grande em três locais: UBS (Unidade Básica de Saúde) da Nova Bahia, Clínica Escola Integrada da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
Assim como em unidades (saúde) nas cidades de Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. A lista dos locais foi publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a Secretaria, já havia vacinação aos pacientes transplantados no CRIE (Centros de referência de Imunobiológicos Especiais) e este público vai continuar realizando o procedimento no local, que fica no Hospital Regional, em Campo Grande.
A vacina (pneumonia) disponível é a “conjugada 13-valente”, que é a considerada mais eficaz para atender grupos de risco específico. Elas só serão aplicadas para maiores de 5 anos de idade. Os pacientes precisam levar a prescrição médica, que comprove fazer parte do público-alvo.
A Secretaria informou que a vacinação já estava prevista, inclusive o planejamento era para o mês de fevereiro, portanto não tem relação direta com a pandemia do coronavírus, em Mato Grosso do Sul.