ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

"Não adianta polícia no morro se fronteira estiver aberta", diz Reinaldo

Anny Malagolini e Ricardo Campos Jr | 19/08/2016 17:16
Governador Reinaldo Azambuja, durante Fórum em Bonito (Foto: Marcos Ermínio)
Governador Reinaldo Azambuja, durante Fórum em Bonito (Foto: Marcos Ermínio)

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), o fim do crime organizado em grandes centros do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, podem estar longe do fim, se a União não cuidar das fronteiras brasileiras. Sem ações efetivas para combater o tráfico de drogas e de armas, o caminho deve continuar livre para criminosos agirem. 

Durante encontro do bloco de governadores da região central do país, nesta sexta-feira (19), em Bonito, os chefes do executivo dos Estados de Rondônia e Goiás discutiram o assunto, e concluíram que a ineficiência do governo federal mantém aberta a porta ao tráfico internacional.

“Não adianta fazer o combate ao tráfico de armas e drogas e ao crime organizado lá no morro do Rio de janeiro ou em São Paulo e nos grandes centros, sendo que nós sabemos que o Brasil não é produtor de maconha e nem de cocaína. Esses produtos vem de outros países, e a fronteira do Brasil está desguarnecida”, avaliou Reinaldo Azambuja.

De acordo com o governador, a falta de segurança na faixa de fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia, em Mato Grosso do Sul, é de responsabilidade do governo federal, mas sem enfrentamento, não chegará ao fim. O Estado é reconhecido como uma das principais rotas do tráfico do país, por estar localizado na faixa de fronteiras entre Brasil, Paraguai e Bolívia; são mais de 1,3 mil quilômetros de extensão.

Para o governador do Estado de Rondônia, Confúncio Moura, a culpa dos problemas relativos à fronteira são do governo federal, que não feito sua parte. “Os Estados têm investido em Polícia e em operações. Nunca prendemos tanto, mas não temos nenhum apoio da união, que é responsável pelas fronteiras brasileiras”, comentou.

Sistema - Nem mesmo o Sisfron, segundo Reinaldo Azambuja, está em funcionamento, e foi alvo de críticas “As várias torres da fronteira não funcionam. Exemplo de como está inoperante”.

Sisfron é o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, criado pelo governo federal, para aumentar a proteção às fronteiras brasileiras é o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras , desenvolvido pelo Exército, que envolve radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não.

No mês passado, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) liberou para o Exército Brasileiro a instalação de duas antenas que integrarão o SisFron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que ainda não saíram do papel. As torres seriam instalados em trechos da BR-163, em Mato Grosso do Sul: KM 392, em Nova Alvorada do Sul, e no KM 449, em Campo Grande.

Na época, o União declarou que o Exército é responsável pelos gastos da instalação, pela manutenção e até pelo eventual remanejamento das torres, além de arcar com os ônus de possíveis problemas ocorridos com as antenas e que possam afetar a rodovia. Os militares têm ainda que obedecer as orientações da CCR MSVia sobre as medidas de segurança na rodovia.

Nos siga no Google Notícias