ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

“Nova MACE” moderniza estrutura e se consolida como potência no ensino

Escola passou por reforma geral para que sala de aula seja mais um recurso à educação

Informe Publicitário | 17/01/2017 06:10
Quando voltar às aulas, alunos vão usufruir de uma "nova Mace", com conforto e qualidade. (Foto: Divulgação)
Quando voltar às aulas, alunos vão usufruir de uma "nova Mace", com conforto e qualidade. (Foto: Divulgação)

Quando começar o ano letivo, os alunos vão perceber de chegada uma NOVA MACE. Todas as salas passaram por reforma e, além do investimento no prédio, não há um espaço sem mobiliário e equipamentos recém instalados. A parte física foi transformada não apenas para o conforto de quem passa a maior parte do tempo na escola, mas para potencializar um sistema de ensino que figura entre os melhores do País.

Durante as férias, investimentos importantes ocorreram em todos os pavimentos.

A Educação Infantil, por exemplo, ganhou unidade exclusiva, com acessos privativos de entrada e saída, para que não haja contato com alunos de outras séries. Assim, crianças de 3 a 6 anos ganham uma espécie de escola dentro da outra, uma célula em proporções bem menores, com toda a segurança que isso representa, sem perder a qualidade de ensino do Sistema Anglo, que acompanha os alunos até o Ensino Médio.

A parte pedagógica continua apostando na afetividade, na valorização de habilidades individuais e na autonomia de cada um, pontos considerados fundamentais para o aprendizado durante toda a vida.

A unidade tem estrutura para aulas de culinária, laboratório de informática, brinquedoteca, parquinho, Casa João e Maria, biblioteca com 26 mil livros, teatro e até o "Cinemace", para exibição e uso de filmes como instrumentos de ensino.

O letramento começa desde o maternal. A MACE é uma das poucas escolas em que o aluno sai da Educação Infantil já escrevendo com letra cursiva, por exemplo.

Uma vez por semana, as crianças também têm aulas do programa Escola de Princesas e de Super-Heróis. É um momento de aprender boas maneiras no melhor significado desse conceito, como se comportar em uma festinha, ajudar os pais nas tarefas de casa e até evitar acidentes domésticos.

Salas foram reformadas e ganharam nova mobília.
Salas foram reformadas e ganharam nova mobília.

A reforma é um plus no projeto cheio de diferenciais que transformam o Colégio MACE em potência no assunto.

Do aluno, é exigido o máximo desde as séries iniciais. Na rotina da escola, um dos lemas que ajuda muito no rendimento é "aula dada é aula estudada", para que nenhuma revisão fique para o dia seguinte e o conteúdo avance sem pendências. As avaliações são semanais, outra forma de garantir que as informações foram bem assimiladas e apontar qual assunto deve ser revisto. Os pais têm acesso on-line às notas dos alunos por meio do site da escola.

Apesar das cobranças, o professor apenas media o aprendizado, e assim o processo corre de maneira natural, principalmente, pela forma como o material didático do Anglo é elaborado, sempre incentivando o aluno a encontrar as respostas sozinho, partindo da prática, da vivência, da percepção que cada um tem do mundo.

Outro aspecto muito considerado é o da inteligência emocional. Por isso, a MACE tem um programa multidisciplinar exclusivo, o "O Líder em Mim".

Em todas as disciplinas, os professores instigam as crianças a desenvolverem os "7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes", best seller de Stephen Covey que foi adaptado como material pedagógico e trabalha autodomínio, independência e relações de cooperação e comunicação.

O método tem diminuído problemas de comportamento, melhorado o desempenho escolar e a autoestima, promovido a autonomia dos alunos e a proatividade.

Ao contrário do que muitas obras do gênero tentam mostrar, o programa que tem o livro como base mostra aos alunos que emoções não dependem de situação financeira, por exemplo, e que em qualquer situação, derrota não existe porque sempre há um ganho.

Veja a nova brinquedoteca.
Veja a nova brinquedoteca.
Laboratório de informática com toda estrutura.
Laboratório de informática com toda estrutura.

O nível dos professores é outra questão de honra para a MACE. Todos são pós-graduados e acompanhados de perto pela assessoria pedagógica do Sistema Anglo.

Para entrar em sala, o profissional precisa ter algumas características, como ser curioso ao ponto de sempre descobrir novas abordagens e criar aulas dinâmicas, exigidas por uma geração super conectada. O maior desafio é levar o aluno à autonomia, sem perder a afetividade ou a confiança no educador.

Em algumas etapas, a necessidade dessa preparação é ainda mais evidente. Do 6º ao 9º ano, as lições ficam mais desafiadoras, com mudança, inclusive, no material didático e na carga horária. Os alunos passam a ter um dia de período integral, com ênfase em aulas de Matemática e Língua Portuguesa.

As disciplinas também trabalham tema anual que levam à "Maratona do Conhecimento", gincana educativa que testa os conhecimentos uma vez ao ano. Em 2016, por exemplo, as Olimpíadas abriram um leque de possibilidades para o ensino, desde a geopolítica até sobre artes.

No Ensino Fundamental – séries finais, também entra em cena o "Dose pra Leão", complementando as tarefas com exercícios mais complexos.

O programa continua no Ensino Médio, já pensando nos vestibulares mais concorridos do País. O Dose pra Leão tem apostilas específicas, com aprofundamento de conteúdo e atividades avançadas, que testam ao máximo a capacidade de solucionar exercícios de diferentes disciplinas.
Da 1ª à 3ª série do ensino médio, o período é integral. A escola trabalha muito com sistema de monitoria e até às 19h há plantão de professores para responder dúvidas.

Mas o grande diferencial na busca por autonomia do estudante é o aplicativo criado pelo Anglo. A "Plataforma Adaptativa" amplia as horas de ensino e em casa o aluno pode assistir as aulas de novo, que são divididas por exercícios. Se na hora da tarefa ocorrer alguma dúvida, é possível acessar apenas a explicação sobre aquela questão específica.

Parquinho bem estruturado e com segurança para os alunos.
Parquinho bem estruturado e com segurança para os alunos.

E a tecnologia não para por aí. A plataforma também gera relatórios, apontando quais as dificuldades mais frequentes em cada turma e assim ajuda o professor a reforçar determinados conteúdos e também dá suporte à coordenação para cobrar mudanças no andamento de alguma disciplina.

Mas a modernidade não substitui o acompanhamento individualizado. Cada aluno tem um plano de estudos específico, elaborado com base nas habilidades e deficiências, elaborado a partir dos resultados das avaliações periódicas.

Os resultados de um sistema tão complexo e altamente eficiente são vistos ano a ano nas listas de universidades Brasil afora. Hoje, 95% dos alunos da MACE são aprovados em universidades públicas.

Aos 48 anos de existência, a MACE se reinventa e mostra porque é uma das instituições mais queridas e elogiadas pela excelência na formação de gerações em Campo Grande. As matrículas já estão abertas e o telefone para contato é o (67) 3316-3600.

Nos siga no Google Notícias