ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

AACC capacitará profissionais a atender câncer infantil

Redação | 23/11/2009 18:19

A ACCC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul) participará novamente do Programa Diagnóstico Precoce, empreendido pelo Instituto Ronald McDonald. O projeto é desenvolvido em várias cidades do país e tem por objetivo capacitar profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários a encaminhar adequadamente casos de crianças e adolescentes com suspeita de câncer.

No Estado, a AACC/MS já capacitou mais de 1,6 mil profissionais da área da saúde, desde 2008. Campo Grande, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Coxim, Maracaju, Dourados e Ponta Porã foram contemplados.

Através da parceria com o Instituto Ronald McDonald na segunda etapa do programa, a meta é capacitar mais de 300 profissionais de saúde da microrregião de Naviraí.

Atualmente, a AACC/MS atende 292 crianças e adolescentes com câncer. Desde sua fundação, a 11 anos, mais de mil pessoas foram atendidas.

As chances de cura do câncer em crianças e adolescentes estão diretamente relacionadas com sua detecção precoce. Por isso é que o Instituto Ronald McDonald desenvolveu o programa, em parceira com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) e a Sobope (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica).

Após capacitar 2.606 profissionais em oito estados brasileiros e contribuir com o rápido diagnóstico de 18 casos de câncer na etapa piloto, o programa acaba de ser expandido para 13 instituições de dez estados e capacitará aproximadamente seis mil profissionais nessa nova fase.

Serão investidos mais de R$ 1,1 milhão para a expansão do programa, que beneficiará três milhões de jovens e crianças.

Desde seu lançamento, o programa é mantido integralmente pelo Instituto Ronald McDonald com as doações depositadas pelos clientes do McDonald's nos cofres disponíveis nos balcões dos restaurantes da rede. Em 2008, foram arrecadados e destinados para o programa mais de R$ 416 mil.

Nos siga no Google Notícias