ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Abaixo-assinado pede liberação de pesquisadores detidos

Redação | 11/07/2009 13:17

Circula na internet um abaixo-assinado em favor dos pesquisadores americanos Mark Andrew Tress, Kellu Michael Wendt e Michael Matthew McGlue. O documento foi elaborado por um professor da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

A manifestação foi organizada pelo geólogo Andrew Cohen, professor do departamento de geociências da instituição e orientador do grupo que veio ao Brasil para, em conjunto com pesquisadores ligados à Unesp (Universidade Estadual Paulista), coletar sedimentos depositados no fundo de lagoas da região de Corumbá.

Como não tinham autorização específica para a pesquisa e portavam apenas visto de turista, os três pesquisadores americanos foram indiciados pelos crimes de usurpação ou exploração de matéria-prima pertencente à União. Depois de nove dias de prisão, receberam liberdade provisória no dia 25 de junho, mas tiveram seus passaportes retidos - só serão liberados após o final do processo.

Conforme reportagem da Folha On Line, o abaixo-assinado diz ser "compreensível" o motivo de policiais "terem questionado a legalidade do trabalho". Também há a informação de que o que houve foi "uma simples incompreensão dos pesquisadores a respeito das licenças requeridas". "Os estudantes estavam trabalhando de boa fé e colaborando com cientistas brasileiros", diz o texto.

Mário Assine, coordenador da pesquisa no Brasil, reconhece que houve falha na regularização da atividade dos estrangeiros, mas se disse "preocupado" com as acusações imputadas aos três. Segundo ele, o trio deveria ter solicitado uma autorização específica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Estudo - O professor da Universidade do Arizona esclarece que os alunos realizavam um estudo sobre o material depositado no fundo das lagoas do bioma com um registro das alterações pelas quais passou a região nos últimos 30 mil anos. Nas amostras, estariam pistas sobre mudanças climáticas, grandes incêndios, períodos de inundações ou épocas de aridez semelhante à do Nordeste brasileiro.

Nos siga no Google Notícias