ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Aberto programa para implantação de aterros sanitários em pequenas cidades

Edmir Conceição | 26/10/2011 19:14

Portaria 567da Funasa estabelece critérios para a priorização de projetos de resíduos sólidos para municípios de até 50 mil habitantes.

Termina na segunda-feira, 31, o prazo para cadastramento de projetos de coleta, transporte, tratamento e destinação final de lixo para municípios com até 50 mil habitantes. A Portaria 567, que estabelece os critérios de priorização das propostas foi publicada pela presidência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), no dia 4 de outubro.

Os municípios priorizados serão aqueles que fazem parte de consórcios para destinação de resíduos sólidos, que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e com risco de dengue elevado, segundo critérios do Ministério da Saúde. Os projetos cadastrados antes da publicação da Portaria também estarão aptos para serem analisados.

As administrações municipais, que ainda não cadastraram propostas, podem acessar o programa de resíduos sólidos, no Portal de Convênios do Governo Federal (SICONV), identificado pelo número 3221120110005. Os projetos devem apresentar licença ambiental e fonte financiadora das ações previstas.

O objetivo da Funasa é evitar endemias e epidemias, além de adequar a destinação dos resíduos sólidos urbanos. Para o deputado Geraldo Resende (PMDB), “o programa atende uma demanda da maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul. Já contatei os prefeitos para cadastrarem propostas e enviarem para meu gabinete em Brasília. Entregarei as propostas em mãos, ao presidente [da Funasa], Gilson Queiroz”, afirmou.

Os projetos devem seguir as normatizações previstas no “Manual de Orientações Técnicas para Elaboração de Projetos de Resíduos Sólidos”, presente no Portal: www.funasa.gov.br.

Nos siga no Google Notícias