ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Abertura de visitas a Lagoa Misteriosa fica para 2010

Redação | 17/09/2009 13:35

Prevista para este ano, a visitação à Lagoa Misteriosa, que fica na zona rural de Jardim, distante 281 quilômetros de Campo Grande, deverá ter início apenas no primeiro semestre de 2010.

Diretora de sustentabilidade da lagoa, Luiza Coelho explica que o prazo foi 'adiado' por conta de mudanças no processo de licenciamento para exploração turística da área.

Até o início deste ano, a autorização para que se realizasse esse tipo de atividade em cavernas, como é o caso da lagoa, era expedida pelo Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Entretanto, audiência pública realizada em Bonito no dia 17 de abril deste ano, resultou na mudança de competências, e transferiu o licenciamento para o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão de competência estadual.

Por conta da mudança, os proprietários e administradores da lagoa decidiram aguardar a publicação de uma resolução que irá oficializar a mudança, para depois entrar com o pedido de licenciamento ambiental, imprescindível para a realização da atividade turística.

"Estamos com a documentação pronta, aguardando a resolução do órgão", garante Luiza.

Trâmites - Questionada se a mudança no prazo para abertura da visitação ao local foi decorrente de burocracia no processo de licenciamento, Luiza Coelho explica que, pelo contrário, a nova resolução deve melhorar a atividade.

Isso porque o Ibama, que antes emitia a autorização, não oferecia licenciamento, apenas aprovava o plano de manejo da unidade. Com o novo processo, o Imasul irá expedir licenciamento e regular o funcionamento da atividade de exploração turística em cavernas.

"Esse assunto ainda é muito novo no Brasil. Os órgãos ambientais estão se estruturando", justifica Luiza.

Atividades - Como a visitação ainda não está liberada na Lagoa Misteriosa, atualmente são desenvolvidos no local apenas trabalhos internos para a manutenção da infra-estrutura.

Fotografias, pesquisas científicas e um curso de mergulho, que faz apenas o 'batismo' dos mergulhadores nas águas, são realizados mediantes autorização do Cecav (Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas), órgão ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

"Não tem visitação turística atualmente", ressalta a diretora de sustentabilidade.

Mas, para o primeiro semestre de 2010 estão previstas atrações como flutuação, diversas modalidades de mergulho com cilindro e até a prática mergulho em apnéia, sem oxigênio, considerada mais especializada que as demais.

Atrativo

Nos siga no Google Notícias