ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Após duas derrotas, defesa de Puccinelli tenta habeas corpus no STF

Advogados tentaram liberdade também no TRF3 e no Superior Tribunal de Justiça

Anahi Zurutuza | 31/07/2018 11:04
Sede do STF em Brasília (Foto: Dorivan Marinho/STF/Divulgação)
Sede do STF em Brasília (Foto: Dorivan Marinho/STF/Divulgação)

Depois de dois habeas corpus negados, a defesa do ex-governador André Puccinelli (MDB), André Puccinelli Júnior e do advogado João Paulo Calves tenta a liberdade dos três no STF (Supremo Tribunal Federal). O pedido foi protocolado às 19h47 (no horário de Brasília) e já teve dois andamentos nesta terça-feira (31).

Preso desde o dia 20 de julho, o ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Campo Grande por duas vezes é o principal alvo da Operação Lama Asfáltica, que investiga suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de obras públicas.
Puccinelli, o filho e o advogado foram presos por força de decisão liminar do juiz Bruno Cezar Teixeira, da 3ª Vara Federal Criminal de Campo Grande.

Os advogados Renê Siufi e André Borges foram primeiro do TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região para tentar a liberdade dos clientes. O pedido liminar de habeas corpus foi negado pelo desembargador Maurício Kato na tarde do dia 24.

O magistrado descartou tese de “constrangimento ilegal” com as prisões e aceitou argumentos de que as prisões são necessárias par continuidade das apurações sobre lavagem de dinheiro de propinas e ocultação de bens a partir do Instituto Ícone –registrado em nome do advogado João Paulo Calves e que investigadores apontam pertencer, de fato, a André Puccinelli Junior, filho do ex-governador.

Já os advogados alegam, além de que não há fato novo para motivar as prisões, que Puccinelli é alvo de perseguição política por ter anunciado a pré-candidatura ao governo de Mato Grosso do Sul.

Cezar Roberto Bitencourt em entrevista (Foto: Reprodução)
Cezar Roberto Bitencourt em entrevista (Foto: Reprodução)
Puccinelli na viatura do PF (Polícia Federal), quando foi preso na sexta-feira, dia 20 de julho (Foto: Reprodução)
Puccinelli na viatura do PF (Polícia Federal), quando foi preso na sexta-feira, dia 20 de julho (Foto: Reprodução)

No 7º dia da prisão, o Campo Grande News apurou e divulgou que Cezar Bitencourt, doutor em Direito Penal e mais recentemente contratado pelo deputado federal Rodrigo Rocha Loures (MDB-RS), parlamentar que ficou conhecido por ter sido filmado com mala contendo R$ 500 mil em dinheiro, era o novo representante do ex-governador.

Foi ele quem ingressou com o pedido de liberdade no STJ, também negado, e agora no STF.

O ex-governador e o filho estão na cela 17 do Centro de Triagem Anísio Lima e Calves ocupa a sala de Estado-Maior, no Presídio Militar – ambas as unidades no Complexo Penal de Campo Grande. Júnior abriu mão do direito ao atendimento especial para advogados para ficar com o pai.

Situação política – Após as duas derrotas judiciais, Puccinelli desistiu de se candidatar pelo MDB, partido que está sob o comando dele no Estado. No sábado (28), ele convocou a Simone Tebet para uma visita e pediu que ela o substituísse encabeçando a chapa.

Os emedebistas “batem o martelo” sobre lançar a parlamentar, que também já foi prefeita de Três Lagoas e vice-governador na gestão de André, até amanhã, segundo a própria congressista.

Nos siga no Google Notícias