A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

26/10/2011 17:55

Após novo problema no Enem, alunos manifestam revolta e descrédito

Paula Maciulevicius

O descontentamento dos alunos põem em risco a credibilidade do Enem que pode ter cancelamentos pela 3ª vez consecutiva

“Está todo mundo sofrendo, ninguém sabe o que fazer, se estuda ou sofre”, diz professor. (Foto: João Garrigó)“Está todo mundo sofrendo, ninguém sabe o que fazer, se estuda ou sofre”, diz professor. (Foto: João Garrigó)

Revoltados e apreensivos. O clima no colégio Bionatus, que tem maior aprovação de alunos do Centro-Oeste em universidades federais era exatamente esse. O descontentamento dos alunos põem em risco a credibilidade do Enem que pode ter cancelamentos pela terceira vez consecutiva.

Ali, estudantes que se dedicam há três anos, desde que entraram no Ensino Médio, para conquistar uma vaga nas melhores universidades. Candidatos que abriram mão de saídas e viagens única e exclusivamente para estudar.

Taísa Gruzzela, de 17 anos é uma entre muitas candidatas a uma vaga da faculdade de Medicina. Desde o 1° ano, hoje no 3°, ela considera um absurdo e um desrespeito a aplicação do Enem como é.

“É um absurdo, a gente se prepara para esse descaso? É a desvalorização do nosso esforço, do nosso estudo. Eu só faço isso da minha vida, a minha família me dá todo apoio e é esse o nosso foco”, relata a estudante.

A aluna ainda cita que não só como ela, os demais candidatos estavam com o psicológico já preparado.

“A gente já tinha outras datas, se for anulada, vai atrasar matrícula, o começo do curso. Ninguém está nem aí para a gente, o ministro Fernando Haddad tinha que ter a mínima responsabilidade de se preocupar com a segurança envolvida na prova, que mexe com a vida de muita gente”, completa.

Outro caso de dedicação exclusiva aos estudos é o da estudante Bruna Duarte, de 17 anos, que pretende cursar Medicina e se dedica desde o 1° ano do Ensino Médio.

“É uma sacanagem com a gente que fez tudo certo, de forma honesta. Eu tiro por mim que fui muito bem, daí os outros resolvem trapacear? Isso é trapaça. Anular e fazer de novo, é um estresse de ir, sentar. Não dá para confiar, não tem como saber, vai da consciência deles administrarem, mas é muito desnecessário”, comenta.

Nos corredores e em sala de aula o assunto era um só, e não partia da resolução de questões e sim da polêmica criada em volta no Exame Nacional, utilizado como passaporte para entrada na maioria das universidades do país.

“Está todo mundo sofrendo. Foi o trabalho de um ano todo, tem alunos que estudam desde o início do Ensino Médio. Eles estão apreensivos, ninguém sabe o que fazer, se estuda ou sofre”, diz o professor de Redação, Filosofia e Sociologia, Carlos Eduardo Pereira.

“O ministro tinha que ter a mínima responsabilidade de se preocupar com a segurança envolvida na prova”, defende aluna. (Foto: João Garrigó)“O ministro tinha que ter a mínima responsabilidade de se preocupar com a segurança envolvida na prova”, defende aluna. (Foto: João Garrigó)

Na avaliação dele, este momento era decisivo para o MEC, depois de duas outras situações polêmicas envolvendo a prova, a primeira em 2009, com o vazamento do exame, que obrigou o MEC a cancelar e a remarcar o teste dois meses depois, após ser totalmente refeito. E em 2010, com o erro na impressão e na folha de respostas, o que levou a reaplicação da prova.

“Era decisivo porque o MEC se propôs a mudar o sistema e foi incompetente. Isso vai deixar o aluno desacreditado. Como é que ele vai acreditar se todo ano tem alguma falha? Por que acreditar se nunca deu certo?”, levanta o professor.

Ainda sem saber se estuda para um novo exame ou se concentra no cronograma dos demais vestibulares, o aluno Lucas Bressani, de 19 anos já está no cursinho e é mais um revoltado com o desrespeito da prova.

“Nunca passa confiança, sempre tem um problema, a gente só faz porque precisa”, observa o estudante.

Anulação - O Ministério Público Federal do Ceará quer a anulação do Enem em todo o País. A alegação é que 13 questões da prova aplicada no último fim de semana são idênticas as de um simulado feito por uma escola de Fortaleza, o que levanta suspeita de fraude.

O órgão avalia que já está configurado o vazamento das provas e ainda pede a investigação da Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entende que a situação exige uma atitude do MEC, pois o problema não é pontual.

Na noite de terça-feira, dois dias após o Enem, já circulam nas redes sociais Facebook e Twitter fotos do simulado que teria sido aplicado pelo Colégio Christus, de Fortaleza, na véspera do exame nacional.

A escola é uma das mais tradicionais na cidade, com dez unidades e no ranking do Enem de 2010 conseguiu o 5º melhor do Ceará.

Em nota, o colégio informou apenas que “uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI – Teoria da Resposta ao Item – e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM, poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos”.



É por isso que o Brasil não vai pra frente, ocupam dois dias , os estudantes dão duro pra fazer essas ditas provas , para o país não conseguir organizar esse projeto direito, e então cancelam, para que os alunos percam as oportunidades de participar de outros projetos como ganhar bolça de estudo. Tem que acabar esse Enem.
 
Charlaine de Jesus dos Santos em 02/01/2013 14:06:32
MEC tem sofrer uma investigação parlamentar o Ministro e muito bizonho para o cargo e incopetente.
 
Luis Mário em 27/10/2011 12:37:04
A ideia do Enem é muito boa para os alunos adentrarem as universidades federais ,mas infelizmente é má administrada por isso esta tendo estes tipos de transtornos,para resolver esta questão teria que ter uma reforma na administração, deste a gráfica até os diretos tirando as pessoas que agem de má fé!
 
Gisélia Sampaio Fernandes Miranda em 27/10/2011 12:11:13
Pois é,já passou da hora de protestar, nos roubam todos os dias e ficamos calados,políticos recebem salários exorbitantes enquanto estudamos para ganhar uma miséria,fora os impostos...
Mas esquentar para que se em fevereiro tem carnaval!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Grace kelly em 27/10/2011 11:28:48
O ENEM não deu certo. Tem que voltar o antigo vestibular. Já é dificil fazer provas do vestibular a nível de estado. Agora o ENEM a nível de Brasil, taí a bagunça. Acabar com essas cotas que é uma vergonha e melhorar o ensino das redes estaduais e municipais para todos ter a mesma vantagem.
 
CIDA BARROS em 27/10/2011 11:04:35
O maior desrespeito que se pode haver no enem é admitir alunos de grandes instituições particulares, com excelente preparo, e com poder aquisito suficiente para estudar em qualquer universidade particular do estado, e que ainda disputam vagas com milhares de alunos de pouco ou nenhum poder aquisitivo, pessoas que estudaram em escolas publicas a vida toda. TEM INJUSTIÇA MAIOR QUE ESSA?...
 
Brunna Rodrigues em 27/10/2011 10:54:48
E esse é só o começo, continue a votar nessa thurma que aí está e você verá o que será do seu futuro. O povo tem o poder... mas não sabe exercê-lo!
 
Vicente de Paulo em 27/10/2011 09:53:36
Esse é só o começo, continue a votar nessa thurma que aí está e, você verá o que será do seu futuro...Vocês tem o poder, mas não sabem exercê-lo!
 
Vicente de Paulo em 27/10/2011 09:51:26
Se hoje em dia as coisas resolvem no grito, entao minha gente vamos fazer isso, vamos nos manifestar nas ruas, bater o pé, vamos postar nas redes sociais o dia e hora pra protestar e fazer com que nos levem a serio, mas sem baderna,sem desrespeito, pois ja é o suficiente nos chamarem de rebeldes sem causa, pois bem, agora temos uma causa e vamos lutar por ela.Chega de nos fazerem de "trouxas"!
 
Leticia Damasio em 27/10/2011 09:35:29
Olha Enen tem que acabar,voltar a ser como antes presta vestibular e pronto,
a unica coisa que tem que mudar é criar cota para quem sempre estudou e estuda em colégios particulares, dez por cento das vagas para esses alunos, ai sim ia ser de igual para igual todos ia ter a chance de entrar numa universidade federal.
Isso sim é justo!
 
ana cristina da silva ramos em 27/10/2011 09:34:33
oh!!! como estão revoltados e indignados esses "bebezinhos" que tem muito dinheiro para pagar um colégio de qualidade. Enquanto isso na periferia, os professores mal conseguem dar aula. Vocês reclamam de barriga cheia literalmente, pois o filho do pobre vai na escola somente para merendar.
 
Willian Silva em 27/10/2011 09:13:32
Menos, pessoal. Menos. Menos declaratório, menos fascismo. O MPF pediu a anulação em todo o Brasil. mas o MEC/Inep vai anular APENAS onde houve problemas. Até agora, somente num colégio particular no Ceará.
O Enem é a banda larga de acesso do pobre à universidade. Tanto factóide assim é pra tomar partido em cima da indústria dos vestibulares, que perderam muito desde que o Enem passou a ser adotad
 
Daniel Francelino da Silva em 27/10/2011 09:10:56
Estava bom pra ser verdade!!!ENEM Acabou a credibilidade...Cancelamento pela 3° vez Consecutiva.


"Sou Brasileiro e não desisto nunca"
 
Jeferson Aniceto em 27/10/2011 06:55:41
porque não cancela o salário desses ministros ou exista uma bancada que dá uma punição pra esses que só pensam no dinheiro e não no futuro do nosso BRASIL..... fALA sérioooooooooooooooooooooo, isso é uma falta de ética com nossos jovens estou revoltado com isso.
 
Jaaziel Ferreira Duarte em 27/10/2011 01:59:50
nunca vi tantas desordem como essa, ficar 4:30 no sabádo e 5:30 no domingo e muitos estudarem desde do 1º ano do ensino médio pra nada? esse que é o BRASIL DE TODOS?? É uma revolta isso, não leva a educação a sério enqanto outros paises dão valores a seus jovens. e agora?!!!!!!
 
Jaaziel Ferreira Duarte em 27/10/2011 01:57:09
tensos pelas provas, ainda ficam preocupados com as pilantragem rotineiras do tal ENEM.
Isso é caso de POLÍCIA...não se brinca com o emocional das pessoas.
Fraudes sempre existiram, mas ultimamente está demais a marginalidade, inclusive em concursos.
 
neyde de oliveira em 26/10/2011 10:41:14
È um desrespeito... imenso com os alunos, que vem preparando-se p/ essas provas.
Da forma que essa PALHAÇADA esta, o melhor é acabar com o ENEM e voltar o vestibular.
O bom aluno, sempre vai conseguir um excelente resultado, independente de escola pública ou particular. O que NÃO deveria mais acontecer, é a falta de respeito com essa turma, que já estão nervosos,ansiosos e consequentemente
 
neyde de oliveira em 26/10/2011 10:35:33
é necessário mais seriedade, chega de ser amador! a hora é agora... tem que ser a polícia federal cuidando desde os professores elaborando as quentões até a correção da prova.
 
Leandro Vilar em 26/10/2011 09:16:22
Brasil...sil..sil....sil...sil...
 
junior pereira em 26/10/2011 09:09:55
O Enem tem de ser exterminado, não serve de ferramenta para inclusão no ensino superior, serve apenas para gerar custos ná máquina pública, e atrapalhar a vida de quem tem reais interesses. As universidades públicas devem criar cursos para atender quem não pode pagar uma universidade particular e o vestibular deve ter avaliação de condições socioeconômicas, chega de Enem.
 
Silvio Sousa em 26/10/2011 08:13:01
Se engana quem pensa que os vestibulares, regionalizados, como sempre foram, são invuneráveis. Fraudes sempre exisitiram e, enquanto houver impunidade, exisistirão!!
O ENEM, pelo porte do Brasil, envolve muitas pessoas, encontrar uma equipe incorruptível leva tempo. O ENEM é a melhor forma de avaliação sim, a mais democrática também. O Brasil está se ajeitando, o ENEM também vai.
 
Maurício Silva em 26/10/2011 07:46:34
É estava bom demais para ser verdade, esse ano tudo programa para dar "certo", é BRASIL, será que estão nos chamado de panhaço? hum....é porque não falaram antes que era só um treino!!hã.....
 
BEATRIZ SOUZA em 26/10/2011 06:20:28
O ENEM é palhaçada já, é o mais claro retrato de como a educação é tratada no Brasil, com desinteresse e despreparo dos governates.
 
Rhelben Moresco em 26/10/2011 06:04:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions