ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Após reunião no Mapa, secretária ressalta reforço na vigilância contra aftosa

Fabiano Arruda | 20/09/2011 17:52

Titular da Seprotur também destacou agenda de reuniões nos municípios de fronteira a partir de quinta

Secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa. (Foto: Arquivo)
Secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa. (Foto: Arquivo)

A titular da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina, ressaltou nesta terça-feira que Mato Grosso do Sul contará com 25 equipes móveis no combate ao foco de aftosa registrado no Paraguai.

Ela esteve hoje no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em Brasília (DF), juntamente com o superintendente da SFA (Superintendência Federal da Agricultura), Orlando Baez, para debater o tema.

“Harmonizamos as ações de controle, vigilância e inteligência. Está tudo sob controle e esperamos que continue assim”, disse a secretária, revelando que o Estado tem 15 equipes na fiscalização na faixa de fronteira e que o Mapa destinou outras 10 para as ações.

Ainda conforme a secretária, a situação dos R$ 16 milhões do convênio do Mapa com o governo do Estado está “resolvida” e o dinheiro está disponível nos cofres estaduais. O governador André Puccinelli chegou a afirmar nesta manhã que os recursos estavam travados.

A partir de quinta-feira, os produtores da região terão reuniões promovidas pelos governos do Estado e Federal, com apoio da Famasul e sindicatos rurais, para esclarecimentos sobre a situação.

Na quinta-feira a reunião ocorre às 8 horas no Sindicato Rural de Bela Vista e os municípios convidados são Caracol, Porto Murtinho e Antônio João.

No mesmo dia, às 14 horas, a reunião será no Sindicato de Ponta Porã, enquanto, às 19 horas, ocorre no sindicato de Eldorado e os municípios convidados são Mundo Novo, Japorã e Iguatemi.

Na sexta-feira, a última agenda será no Sindicato Rural de Amambai e os produtores das cidades de Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Aral Moreira e Coronel Sapucaia devem comparecer.

Além dos pecuaristas da região também participam representantes da Iagro, Agraer, frigoríficos, transportadoras, lideranças de assentamentos, veterinários autônomos, consultores, lojas de produtos veterinários, escritórios de compra e venda de bovinos, entre outros.

Vigilância - Segundo informações da Seprotur, todos os 11 escritórios da Iagro ao longo da fronteira estão fazendo barreira volante, com o apoio de outras 5 barreiras volantes e mais 15 postos fixos - além do mapeamento de propriedades consideradas de risco.

A força tarefa conta com o apoio do Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, DOF, Polícias Militar e Ambiental.

A Iagro alerta desde já que na emissão das Guias de Trânsito Animal, as GTAs, os produtores estão sendo orientados a também declarar a "rota dos animais" e cumprir esta à "risca", caso contrário (havendo desvio de rota), os animais serão apreendidos, podendo o motorista e o produtor/proprietário responderem conforme a aplicação da legislação vigente.

Nos siga no Google Notícias