ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Avião que irá transportar Cesare Battisti faz parada em Corumbá

Polícia Federal deu apoio operacional para transporte do italiano, preso em Santa Cruz, na Bolívia; Battisti será extraditado para Itália

Silvia Frias | 13/01/2019 13:52
Cesare Battisti foi preso enquanto caminhava em Santa Cruz, na Bolívia (Foto/Reprodução: Polícia boliviana)
Cesare Battisti foi preso enquanto caminhava em Santa Cruz, na Bolívia (Foto/Reprodução: Polícia boliviana)

A aeronave da Polícia Federal deslocada para buscar o italiano Cesare Battisti em Santa Cruz, na Bolívia, fez pouso estratégico hoje, em Corumbá. Segundo informações apuradas pelo Campo Grande News, a PF em MS prestou apoio operacional para a equipe que, depois, seguiu para cidade boliviana.

Battisti foi preso ontem, em Santa Cruz de La Sierra, após operação de investigação que envolveu as polícias da Itália, Bolívia e Brasil. Há pelo menos uma semana as equipes estavam na cidade boliviana investigando se o suspeito era Battisti.

Ele foi preso enquanto caminhava e não ofereceu resistência. De barba e bigode, foi levado para a sede da polícia boliviana. Autoridades dos três países discutiram como seria o procedimento de extradição do italiano.

Inicialmente, ele não passaria pelo Brasil, mas, segundo informações da Agência Brasil, o italiano fará uma escala, conforme anunciado pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.

O ministro informou que Battisti será trazido para o Brasil num avião da Polícia Federal e trocará de aeronave antes de seguir para a Itália. Segundo ele, o avião que buscará o italiano na Bolívia não tem capacidade para voar direto até a Europa, tornando necessária a escala.

Battisti é ex-militante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo, durante os “anos de chumbo” na Itália, marcada por atentados de organizações de direita e esquerda. Battisti chegou em 2004 ao Brasil, onde ficou preso três anos depois. Ele deixou a Penitenciária da Papuda, em Brasília, em 9 de junho 2011. Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, no fim de 2009, o STF julgou o pedido procedente, mas deixou a palavra final ao presidente da República. Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição.

Cesare Battisti estava foragido desde o dia 13 de dezembro, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou a prisão. No dia seguinte, o então presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto de extradição do italiano.

Nos siga no Google Notícias