ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Extradição de Cesare Battisti deve ser feita diretamente entre Bolívia e Itália

Italiano não deve passar pelo Brasil; uma aeronave da polícia da Itália já está em território boliviano para o translado

Silvia Frias | 13/01/2019 08:32
Battisti preso ontem, em Santa Cruz de La Sierra (Foto/Reprodução: Polícia Boliviana)
Battisti preso ontem, em Santa Cruz de La Sierra (Foto/Reprodução: Polícia Boliviana)

A extradição de Cesare Battisti deve ser feita diretamente da Bolívia para a Itália, sem passar pelo Brasil. O italiano foi preso ontem, em Santa Cruz, em operação conjunta das polícias dos dois países e do Brasil. Ele estava sendo procurado desde dezembro de 2018, quando teve prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal).

Battisti, de barba e bigode, foi preso enquanto caminhava em Santa Cruz e não ofereceu resistência. A prisão dele foi comemorada pelo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, pelas redes sociais e em troca de mensagens com o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

“Agradeço as forças policiais italianas e estrangeiras e todos aqueles que trabalharam pela captura de Cesare Battisti, um delinquente que não merece uma vida confortável na praia”. Em resposta, o deputado brasileiro disse: “Matteo, o presente está chegando”, disse.

Autoridades brasileiras envolvidas na prisão de Battisti acreditam que ele será deportado diretamente da Bolívia para a Itália, já que as chances de ter entrado legalmente no país são muito pequenas. De acordo com Agência Brasil, há uma aeronave do governo italiano com agentes da Aise, a agência de inteligência do país, aguardando orientações, em território boliviano. Ele já estava sendo monitorado há pelo menos uma semana. A polícia italiana divulgou vídeo curto, de pouco antes da prisão em Santa Cruz.

No dia 4 outubro de 2017, Battisti tentou atravessar a fronteira com a Bolívia por Corumbá, em um taxi. Com ele, foram encontrados seis mil dólares e três mil euros e, na ocasião, foi preso por evasão de divisas.

O italiano ganhou a liberdade em 6 de outubro depois que o TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região lhe concedeu habeas corpus com a condição de que ele usasse tornozeleira eletrônica e se apesentasse mensalmente à Justiça. O equipamento foi colocado em passagem por Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias