ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Repórter News: Quatis "invadem" Assembléia Legislativa

Redação | 05/01/2009 13:59

Na amanhã de hoje, dezenas de quatis foram vistos andando pelos jardins e revirando o lixo da Assembléia Legislativa. O Legislativo está de recesso, mas quem ainda faz plantão no prédio não perdeu a oportunidade de fotografar a cena, como o assessor parlamentar Fernando Ortega.

Ao avistar os animais, ele foi até o carro buscar o equipamento fotográfico e quando retornou conseguiu flagrar ainda alguns quatis pelo jardim.

Antes, famílias inteiras foram vistas atravessando a avenida que corta o Parque dos Poderes, saindo da reserva, rumo à Assembléia. Ao ver a cena, os motoristas pararam para apreciar o passeio apressado dos quatis.

Segundo a veterinária do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Roberta Martins, este comportamento tão próximo ao homem é atípico, e pode ser atribuído a facilidade que os animais têm em encontrar alimento no local.

"Deve-se verificar também, se não estão alimentando os quatis, isso pode ser uma das causas da aproximação deles. Para evitar que os animais comam lixo, deve-se fechar bem os recipientes onde são armazenados, não é exagero até mesmo se colocar um cadeado no lixeiro", explica.

Roberta supõe, ainda, que durante o período de recesso da Assembléia os quatis tomaram como rotina passear pelos jardins da Casa, já que o fluxo de pessoas diminuiu significativamente neste período. E agora, no retorno do pessoal, eles foram vistos em maior número do que antes, pois já estavam acostumados com o novo território.

"Além disso, há a ocupação do espaço que são deles. A reserva do Parque dos Poderes é o habitat dos quatis, nós é que estamos entrando sem pedir permissão", disse lembrando que um grupo normal de quatis é composto por cerca de 25 membros.

Nos siga no Google Notícias