A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

25/06/2010 09:30

Base Aérea e Esquadrão Pelicano comemoram Dia da Aviação

Redação

Cerimônia realizada esta manhã na Base Aérea de Campo Grande comemora o "Dia da Aviação de Busca e Salvamento". O evento também presta uma homenagem ao Esquadrão Pelicano, que é sediado na Capital e conhecido em todo Brasil pelas missões feitas.

A solenidade militar não é aberta ao público e reúne aproximadamente 150 pessoas, entre militares e civis. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Juniti Saito, participa da cerimônia.

O esquadrão é a única unidade da Força Aérea Brasileira destinada, exclusivamente, a socorrer sobreviventes de acidentes aeronáuticos, marítimos e de calamidades.

As missões dos pelicanos incluem, além de operações de resgate, apoio à campanha de multivacinação na região do Pantanal, onde os helicópteros carregam as doses de vacinas até os pontos mais afastados da região, transporte de feridos e doentes, apoio em calamidades, cheias e incêndios.

A data de 26 de junho, comemorada antecipadamente hoje, marca o desfecho do grande esforço para encontrar e socorrer a tripulação e os passageiros da aeronave C-47 2068, perdida na selva amazônica, em 1967.

Das 25 pessoas a bordo, a maioria militares, apenas cinco conseguiram sobreviver. Foi uma das maiores missões deste tipo já realizadas no Brasil.

Foram gastos mais de 1.100 horas de voo, um milhão de litros de combustível em 32 aeronaves que palmilharam a região Amazônica durante dez dias até que, de um avião Albatroz, do Esquadrão Pelicano, os militares encontraram a cauda do C-47 em meio à mata fechada.

Desde esta missão, a Força Aérea Brasileira comemora no dia 26 de junho o Dia da Aviação de Busca e Salvamento.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions