A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

22/06/2011 10:06

Em 20 dias, entidade só arrecadou uma casinha para proteger animais do inverno

Paula Vitorino

Abrigo dos Bichos realiza Campanha para arrecadar cobertores e casinhas, mas poucas tem poucas doações da população

Cachorros e gatos desprotegidos no inverno podem morrer, alerta entidade. (Foto: Minamar Junior)Cachorros e gatos desprotegidos no inverno podem morrer, alerta entidade. (Foto: Minamar Junior)

Desde 1° de junho o Abrigo dos Bichos realiza a Campanha do Agasalho Animal em Campo Grande, com o objetivo de arrecadar casinhas e cobertores para proteger os animais de estimação no inverno. No entanto, até agora só uma casinha foi doada e poucos cobertores e colchonetes chegaram até a entidade.

“O que mais precisamos é de casinhas, porque ela protege o animal dos ventos, chuvas e das baixas temperaturas”, pede a presidente da entidade, Maria Lúcia Matello.

Segundo ela, o problema para a falta de adesão é que muitas pessoas acreditam que a proteção é uma “frescura”. Mas a presidente alerta que os cuidados são essenciais e um direito do animal, garantido em lei.

“Não estamos falando de encher o animal de roupinha, cachecol e acessórios. Não é fazer firula, é proteger, garantir o que esta na lei”, ressalta.

O objetivo da Campanha também é conscientizar os donos de animais sobre o problema, pois a população já está acostumada a retirar dos armários os casacos pesados e cobertores no inverno, mas muitos ainda esquecem de que seu animal de estimação também precisa de abrigo e proteção do frio, sob risco de adquirir doenças e até morrer.

“As pessoas esquecem que os animais também precisam de proteção e cuidados, que são essenciais. Para ter um animal de estimação a pessoal precisa ter essa consciência”, alerta.

De acordo com a presidente da entidade, Maria Lúcia Matello, a ideia da campanha surgiu no ano passado, após os voluntários tomarem conhecimento de vários casos de morte de animais por conta do frio.

“Escutei de gente instruída que o cachorrinho tinha morrido com frio do ano passado. Fiquei muito chocada. A pessoa me falou que o cachorro ficava na varanda, em um espaço aberto, sem nenhum tipo de proteção e que o animal não precisava de proteção, porque tem pêlos”, conta.

Maria Lucia esclarece que os pêlos dos animais servem, sim, de proteção, mas são como um casaco para as pessoas. Mas dependendo do frio e do vento intenso esse casaco natural não é suficiente e o animal precisa de algum tipo de proteção, seja ficar em um espaço fechado, em uma casinha ou com cobertores.

“Se não for protegido o animal pega mesmo uma doença e pode morrer”, alerta.

A presidente ainda alerta que a entidade recebe muitas denúncias de animais mal acondicionados e que a própria população deve denunciar.

De acordo com o Decreto Federal 24.645/34 e a Lei Federal 9.605/98, são considerados maus-tratos aos animais: "Mantê-los sem abrigo, em lugares impróprios ou que lhes impeçam movimentação e/ou descanso, ou ainda onde fiquem privados de ar ou luz solar, bem como alimentação adequada e água".

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas na DECAT (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), localizada no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Doações - O objetivo da Campanha é conscientizar os donos de animais sobre o problema e arrecadar o maior número de doações de cobertores e casinhas de madeira ou outro tipo de material que também sirva para o abrigo dos animais. Roupas e acessórios para proteger cães e gatos do inverno também são aceitos.

O tema da Campanha é “Aqueça um animal neste inverno... Ele também sente muito Frio”.

Os materiais arrecadados serão entregues para famílias de baixa renda, que morem na periferia de Campo Grande.

As doações podem ser feitas até o fim do inverno e entregues no posto de coleta localizado na Avenida Mato Grosso, 942 – Centro. O horário de atendimento é das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.

No site do Abrigo dos Bichos- http://www.abrigodosbichos.com.br – os interessados encontram mais informações sobre a campanha e sugestões de abrigos para animais que podem ser feitos em casa, com materiais reciclados.

Mais informações pelos telefones: (67) 3326-1406 / (67) 9955-4949.

Abrigo dos Bichos - Em setembro a entidade completa 10 anos de cuidados aos animais em Mato Grosso do Sul. De acordo com a presidente, o Abrigo faz o trabalho de orientação aos proprietários e ajuda a encontrar lares para os animais abandonados.

Os animais ficam em lares temporários de voluntários do Abrigo até que um novo dono seja encontrado. Os cães e gatos para doação podem ser vistos no site da entidade.



Marco Fiori, já que você é cheio das idéias, porque não entra em contato direto com a entidade para dar suas sugestões e aproveita para colocar a mão na massa? Dar idéia é fácil, difícil é ter gente para executar. Bicho tem couro mas não agüenta frio intenso.
Vou doar uma casinha usada em boas condições e vou ajudar divulgando a campanha, que achei uma boa.
 
Maria Vania Oliveira em 23/06/2011 06:13:37
Eu abri o site e vi que tem apenas conta no Banco Real para doar em dinheiro. Abram uma conta num Banco mais acessível. A casinha não é barata, então é melhor arrecadar para comprar. Vamos ajudar!!!! Quem tem animal sabe que eles sentem frio mesmo, até pastor alemão!!!! E este ano está prometendo um frio danado
 
Maria Santos em 22/06/2011 11:56:15
Vocês podiam pesquisar e nos indicar pet shops que vendem casinhas boas e mais baratas. Poderiam fazer uma parceria com um pet shop. As pessoas economizariam tempo e ainda se sentiriam motivadas a colaborar. Obrigada.
 
Luana Lua em 22/06/2011 11:04:31
Eu apóio, acho justo, acho uma maravilha este trabalho.
 
Eduardo Dalefi em 22/06/2011 10:56:10
Parabéns ao Abrigo dos Bichos pela grande atuação na batalha pela proteção e auxílio aos animais!!!
 
Daniela Rocha dos Reis em 22/06/2011 10:39:59
O trabalho desta entidade é maravilhoso e acho que não custa ajudar. Um lençol, uma coberta, um travesseiro, enfim, algo usado que tiver em casa e puder doar é de muita valia!!! Vamos ajudar pessoal!!!!
 
Kiaren Sapatilha em 22/06/2011 10:38:25
Parabéns!!! ao abrigo dos bichos, pela linda iniciativa.
Aproveito para parabenizar a galera do AMIGO FIEL,que esta na luta por um espaço melhor, para os animais abandonados e perdidos.
São por essas e por outras, que a gente acredita num mundo melhor.A pessoas sensíveis, mostram-se em pequenas atitudes,inclusive com os animais.
Grande abraço à Maria Lúcia do Abrigo dos Bichos e obrigada pela aquela FORÇA...Abraço à Magal, Adriana ,carol e todos do AMIGO FIEL.Também aos amigos do QUATRO PATAS da minha linda Curitiba.
Estou na torcida, por todas as Ong's de proteção animal, que consigam seus objetivos.
Boa Sorte pessoal.
 
neyde de oliveira em 22/06/2011 10:37:11
Parabéns ao Abrigo dos Bichos, mas precisamos que as pessoas se conscientizem que os animais precisam do nosso carinho, da nossa atenção, dar comida, dar agua, dar um lar e abrigo qdo o frio chegar, isto deve ser constante não só por um período. Sensibilidade é ter amor ao próximo, ao animal, vamos lutar com estas pessoas que procuram fazer o bem na proteção aos animais eles precisam que olhem e ajudem e as pessoas que maltratam batendo, chutando, deixando dias sózinhos em casa denunciem.
 
Maria Elizabeth F.Franco em 22/06/2011 04:36:52
Tem dois cachorros próximos a minha casa que os donos não dão a menor importância, os bichinhos ficam lá passando frio.. isso me corta o coração. Ai fui em uma loja de móveis e pedi caixas grandes para que eles pelo menos não fiquem expostos ao vento frio. Toda ajuda é válida... Sou apaixonada por cachorros... E se eu ver impunidade, vou fazer algo para ajudar e denunciar maus tratos tb.
 
Tatiane Maria em 22/06/2011 03:37:30
Tudo bem que é muito importante a doação de casinhas para proteção dos bichos. Agora com 5 folhas de maderite e 1kg de prego faz uma casona onde cabe bem uns 8 cachorros de médio a grande porte dormindo tranquilo, além de tudo quando dormem juntos um esquenta o outro, deixa uma porta de uns 50cm pra entrada e tudo isso não vai custar mais do que R$50,00. O chão sendo com o maderite ja ajuda muito e esquenta bem, o pano ajuda a juntar mais pulga e carrapato. Vale lembrar que cachorro tem couro e não pele portanto a sensação de frio dele é bem menor que a nossa. Uma casinha de cachorro custa os mesmo R$50,00 e só abriga um.
 
Marco Fiori em 22/06/2011 02:34:22
Isso mesmo Maria Santos. Eu não doei dinheiro justamente porque só tem conta no banco real. Preferi doar para o Fiel Amigo que pelo menos tem conta no BB. http://www.fielamigo.com.br/ajude/ms-campogrande.htm
 
Luana Luare em 22/06/2011 01:04:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions