ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em 20 dias, entidade só arrecadou uma casinha para proteger animais do inverno

Paula Vitorino | 22/06/2011 10:06

Abrigo dos Bichos realiza Campanha para arrecadar cobertores e casinhas, mas poucas tem poucas doações da população

Cachorros e gatos desprotegidos no inverno podem morrer, alerta entidade. (Foto: Minamar Junior)
Cachorros e gatos desprotegidos no inverno podem morrer, alerta entidade. (Foto: Minamar Junior)

Desde 1° de junho o Abrigo dos Bichos realiza a Campanha do Agasalho Animal em Campo Grande, com o objetivo de arrecadar casinhas e cobertores para proteger os animais de estimação no inverno. No entanto, até agora só uma casinha foi doada e poucos cobertores e colchonetes chegaram até a entidade.

“O que mais precisamos é de casinhas, porque ela protege o animal dos ventos, chuvas e das baixas temperaturas”, pede a presidente da entidade, Maria Lúcia Matello.

Segundo ela, o problema para a falta de adesão é que muitas pessoas acreditam que a proteção é uma “frescura”. Mas a presidente alerta que os cuidados são essenciais e um direito do animal, garantido em lei.

“Não estamos falando de encher o animal de roupinha, cachecol e acessórios. Não é fazer firula, é proteger, garantir o que esta na lei”, ressalta.

O objetivo da Campanha também é conscientizar os donos de animais sobre o problema, pois a população já está acostumada a retirar dos armários os casacos pesados e cobertores no inverno, mas muitos ainda esquecem de que seu animal de estimação também precisa de abrigo e proteção do frio, sob risco de adquirir doenças e até morrer.

“As pessoas esquecem que os animais também precisam de proteção e cuidados, que são essenciais. Para ter um animal de estimação a pessoal precisa ter essa consciência”, alerta.

De acordo com a presidente da entidade, Maria Lúcia Matello, a ideia da campanha surgiu no ano passado, após os voluntários tomarem conhecimento de vários casos de morte de animais por conta do frio.

“Escutei de gente instruída que o cachorrinho tinha morrido com frio do ano passado. Fiquei muito chocada. A pessoa me falou que o cachorro ficava na varanda, em um espaço aberto, sem nenhum tipo de proteção e que o animal não precisava de proteção, porque tem pêlos”, conta.

Maria Lucia esclarece que os pêlos dos animais servem, sim, de proteção, mas são como um casaco para as pessoas. Mas dependendo do frio e do vento intenso esse casaco natural não é suficiente e o animal precisa de algum tipo de proteção, seja ficar em um espaço fechado, em uma casinha ou com cobertores.

“Se não for protegido o animal pega mesmo uma doença e pode morrer”, alerta.

A presidente ainda alerta que a entidade recebe muitas denúncias de animais mal acondicionados e que a própria população deve denunciar.

De acordo com o Decreto Federal 24.645/34 e a Lei Federal 9.605/98, são considerados maus-tratos aos animais: "Mantê-los sem abrigo, em lugares impróprios ou que lhes impeçam movimentação e/ou descanso, ou ainda onde fiquem privados de ar ou luz solar, bem como alimentação adequada e água".

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas na DECAT (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), localizada no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Doações - O objetivo da Campanha é conscientizar os donos de animais sobre o problema e arrecadar o maior número de doações de cobertores e casinhas de madeira ou outro tipo de material que também sirva para o abrigo dos animais. Roupas e acessórios para proteger cães e gatos do inverno também são aceitos.

O tema da Campanha é “Aqueça um animal neste inverno... Ele também sente muito Frio”.

Os materiais arrecadados serão entregues para famílias de baixa renda, que morem na periferia de Campo Grande.

As doações podem ser feitas até o fim do inverno e entregues no posto de coleta localizado na Avenida Mato Grosso, 942 – Centro. O horário de atendimento é das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.

No site do Abrigo dos Bichos- http://www.abrigodosbichos.com.br – os interessados encontram mais informações sobre a campanha e sugestões de abrigos para animais que podem ser feitos em casa, com materiais reciclados.

Mais informações pelos telefones: (67) 3326-1406 / (67) 9955-4949.

Abrigo dos Bichos - Em setembro a entidade completa 10 anos de cuidados aos animais em Mato Grosso do Sul. De acordo com a presidente, o Abrigo faz o trabalho de orientação aos proprietários e ajuda a encontrar lares para os animais abandonados.

Os animais ficam em lares temporários de voluntários do Abrigo até que um novo dono seja encontrado. Os cães e gatos para doação podem ser vistos no site da entidade.

Nos siga no Google Notícias