ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Camapuã encerra comemoração de aniversário com competição de futebol

Cidade a 140 km de Campo Grande ficou em festa por três dias

Bruna Pasche | 30/09/2018 10:41
Camapuã tem mais de 13 mil habitantes e economia da cidade vem da pecuária. (Foto: Prefeitura)
Camapuã tem mais de 13 mil habitantes e economia da cidade vem da pecuária. (Foto: Prefeitura)

Camapuã encerra hoje os três dias de comemoração do aniversário de 70 anos de emancipação do município. As festividades começaram na última sexta-feira (28), e vão até hoje encerrando com um campeonato de futebol às 15h.

Conforme informações da prefeitura, as cerimônias de comemoração começaram na Câmara de Vereadores com a homenagem de cidadãos com o título de mérito legislativo e título de cidadão camapuanense. A homenagem é tradicional, já faz parte dos eventos do aniversário da cidade e contou com a presença da vice-prefeita Luzia Maidana.

Pela manhã, a programação contou com a cerimônia de encerramento dos jogos escolares no ginásio de esportes da cidade, às 8h. Já a noite acontece o show gospel com Jariston Lima e banda às 20h na Concha Acústica.

No sábado o show foi com Fred e Guilherme e Batô e Cleber, também na Concha Acústica, às 21h. Já hoje, o encerramento fica por conta da final do Campeonato Municipal de Futebol, no estádio Joaquim Faustino Rosa, conhecido como Carecão, às 15h.

História - No século XX, o município começou a ser repovoado, quando a região já havia inúmeras e prósperas fazendas de criação de gado e agricultura. Alguns fazendeiros solicitaram por intermédio da prefeitura de Coxim, a criação do Patrimônio de Camapuã. 

Essa pretensão se realizou com a Lei nº 845 de 3 de novembro de 1921, em que o governo do estado reservou 3.600 hectares para a povoação de Camapuã, no município de Coxim. Em 1924, João da Mota construiu no lugar a primeira casa comercial. E logo iniciou a construção de uma igrejinha, mas não foi possível concluir pois o mesmo faleceu. 

Em 19 de maio de 1933, foi criado o Distrito de Paz de Camapuã administrado pela comarca de Coxim, sendo instalado em 22 de julho de 1933. O Decreto nº. 319, de 30 de outubro de 1933, reserva 500 hectares para o patrimônio da povoação de Camapuã, em Coxim. A Lei nº. 134, de 30 de setembro de 1948 transformou Camapuã em Município. Em 1977, o município passou a fazer parte de Mato Grosso do Sul. 

A cidade tem 13.694 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A principal atividade de Camapuã é a pecuária, sendo conhecida nacionalmente como Capital do Bezerro de qualidade.

Nos siga no Google Notícias