A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

30/09/2018 10:41

Camapuã encerra comemoração de aniversário com competição de futebol

Cidade a 140 km de Campo Grande ficou em festa por três dias

Bruna Pasche
Camapuã tem mais de 13 mil habitantes e economia da cidade vem da pecuária. (Foto: Prefeitura)Camapuã tem mais de 13 mil habitantes e economia da cidade vem da pecuária. (Foto: Prefeitura)

Camapuã encerra hoje os três dias de comemoração do aniversário de 70 anos de emancipação do município. As festividades começaram na última sexta-feira (28), e vão até hoje encerrando com um campeonato de futebol às 15h.

Conforme informações da prefeitura, as cerimônias de comemoração começaram na Câmara de Vereadores com a homenagem de cidadãos com o título de mérito legislativo e título de cidadão camapuanense. A homenagem é tradicional, já faz parte dos eventos do aniversário da cidade e contou com a presença da vice-prefeita Luzia Maidana.

Pela manhã, a programação contou com a cerimônia de encerramento dos jogos escolares no ginásio de esportes da cidade, às 8h. Já a noite acontece o show gospel com Jariston Lima e banda às 20h na Concha Acústica.

No sábado o show foi com Fred e Guilherme e Batô e Cleber, também na Concha Acústica, às 21h. Já hoje, o encerramento fica por conta da final do Campeonato Municipal de Futebol, no estádio Joaquim Faustino Rosa, conhecido como Carecão, às 15h.

História - No século XX, o município começou a ser repovoado, quando a região já havia inúmeras e prósperas fazendas de criação de gado e agricultura. Alguns fazendeiros solicitaram por intermédio da prefeitura de Coxim, a criação do Patrimônio de Camapuã. 

Essa pretensão se realizou com a Lei nº 845 de 3 de novembro de 1921, em que o governo do estado reservou 3.600 hectares para a povoação de Camapuã, no município de Coxim. Em 1924, João da Mota construiu no lugar a primeira casa comercial. E logo iniciou a construção de uma igrejinha, mas não foi possível concluir pois o mesmo faleceu. 

Em 19 de maio de 1933, foi criado o Distrito de Paz de Camapuã administrado pela comarca de Coxim, sendo instalado em 22 de julho de 1933. O Decreto nº. 319, de 30 de outubro de 1933, reserva 500 hectares para o patrimônio da povoação de Camapuã, em Coxim. A Lei nº. 134, de 30 de setembro de 1948 transformou Camapuã em Município. Em 1977, o município passou a fazer parte de Mato Grosso do Sul. 

A cidade tem 13.694 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A principal atividade de Camapuã é a pecuária, sendo conhecida nacionalmente como Capital do Bezerro de qualidade.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions