ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Campo Grande implanta carteira de saúde do idoso

Redação | 26/04/2008 10:50

O dia de abertura oficial da campanha 2008 de vacinação de idosos contra a gripe, foi escolhido também para o lançamento da Carteira do Idoso na capital. Campo Grande é a primeira cidade no país a adotar um documento abrangente que, além de histórico de doenças, informações sobre últimos tratamentos e vacinas tomadas por quem entrou na terceira idade, também informa dados odontológicos e psicológicos. "Será muito bom para o paciente e para o médico, porque aponta o histórico e agiliza a consulta", avalia o prefeito Nelson Trad.

A partir de segunda-feira, a carteirinha já será expedida aos idosos que procurarem as unidades de saúde de Campo Grande.

Vacina - Em Mato Grosso do Sul, a meta da campanha contra a gripe é imunizar 139 mil pessoas com mais de 60 anos, o equivalente a 80% da população idosa. No ano passado o Estado atingiu 84% nessa faixa etária, informou a secretária de saúde do Estado, Beatriz Dobashi.

em Campo Grande, devem ser imunizados, conforme a meta estabelecida, 45,6 mil idosos. Mas a prefeitura estipulou um objetivo maior, de atingir 57 mil pessoas. "Todos os postos estão bem abastecidos, não vai falatar vacina", disse o secretário municipal, Luis Henrique Mandetta que pede ajuda das famílias. "Muitos não conseguem andar, precisam da ajuda dos parentes."

Na capital, a campanha foi aberta às 9h pelo prefeito Nelson Trad Filho no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, antigo Grêmio Enersul com a participação de muitos senhores e senhoras, além de vereadores e de profissionais da saúde.

No local foram instalados stands para aplicação das doses e , inclusive, campanhas de prevenção contra hipertenção e doenças sexulamente transmissíveis. Até preservativos foram distribuídos, com foco especial para o sexo seguro na terceira idade.

Até o dia 9 de maio, as doses da vacina contra a gripe também serão aplicadas na praça Ary Coelho e rede de supermercados Comper, além das Unidades Básicas de Saúde, unidades do programa Saúde da Família.também serão montados postos volantes para percorrer locais de difícil acesso no interior.

Nos siga no Google Notícias