A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

06/08/2009 15:50

Candidato à OAB defende gravação de todas as audiências

Redação

A garantia das prerrogativas dos advogados chegou ao debate na campanha pela presidência da OAB/MS.

O candidato Ary Raghiant Neto defende a instalação de câmaras de vídeo e áudio em salas de audiência na Justiça, como forma de inibir a violação desses direitos.

A proposta também tem como argumento assegurar a fidelidade nos depoimentos de partes e testemunhas.

Apoiador do candidato, Júlio Cestari Mancini, advogado em Três Lagoas, considerou a idéia uma forma de "certamente inibir as ações das autoridades que insistem em violar as prerrogativas profissionais do advogado e servirá, acima de tudo, como prova da conduta abusiva, para fins de representação".

A proposta, na avaliação do presidente da Subseção da OAB de Três Lagoas, João Penha, "pode realmente acabar com os conflitos que existem hoje entre juízes, advogados e partes, afinal, com a gravação integral do ato processual, todos podem ganhar já que a fidelidade dos acontecimentos ocorridos na audiência estará materializada em DVD com áudio e vídeo e poderá ser usado como prova na fase recursal, inclusive".

Segundo o candidato, a idéia surgiu durante visita aos advogados de Paranaíba. "Se pretendemos uma justiça célere, nada mais natural do que abolirmos de uma vez por todas o uso do papel. O sistema de áudio e vídeo já foi testado noutros estados da federação e tem produzido excelentes resultados.

A prova produzida em audiência se eternizará com fidelidade".

O presidente da OAB-MS, advogado Fábio Trad, também defende a proposta. "As imagens com áudio retratarão com absoluta fidedignidade as exatas manifestações de partes, testemunhas e demais envolvidos no processo, aproximando, de forma considerável, o Judiciário da verdade e das circunstâncias ocorridas na audiência".

Ary Raghiant disputa a presidência da OAB com Leonardo Duarte, os dois são os únicos candidatos às eleições que ocorrem em novembro.

Anvisa aprova novo medicamento para tratar câncer de bexiga
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratamento de câncer de bexiga para pacientes em estágio avançad...
Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro
Os estudantes poderão renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 30 de novembro. Originalmente, o prazo terminava hoje (20)...
Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito
A Anvisa publicou hoje (20) o registro do medicamento genérico acetato de abiraterona, que é utilizado no tratamento de pacientes com câncer de próst...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions