ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

“Não vou falar”, diz oficial que matou marido após depoimento de 3 horas

A tenente-coronel Itamara Nogueira foi ouvida nesta segunda-feira pela Corregedoria em primeira audiência

Aline dos Santos e Guilherme Henri | 09/10/2017 11:57
Itamara Nogueira deixa prédio da Corregedoria ao lado do advogado José Roberto. (Foto: André Bittar)
Itamara Nogueira deixa prédio da Corregedoria ao lado do advogado José Roberto. (Foto: André Bittar)

Após depoimento de quase três horas no Conselho de Justificação da PM (Polícia Militar), a tenente-coronel Itamara Romeiro Nogueira, 41 anos, deixou o prédio da Corregedoria da instituição, em Campo Grande, sem dar entrevista. "Não vou falar", disse, de forma sucinta.

O processo administrativo, que pode resultar em punição, foi aberto após a oficial matar o marido em julho de 2016. O esposo Valdeni Lopes Nogueira, 45 anos, era major da PM. 

A tenente-coronel foi ouvida nesta segunda-feira (dia 9). De acordo com o advogado José Roberto Rodrigues da Rosa, a defesa preliminar deve ser apresentada em cinco dias. “Essa foi a primeira audiência. Foram feitas perguntas relacionadas com a vida funcional da Itamara. Ela foi muito clara ao responder às perguntas”, afirma.

Na próxima audiência, a defesa deve apresentar testemunhas. Itamara é lotada na Assessoria Militar do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Groso do Sul). Conforme consulta ao Portal da Transparência do governo do Estado, a oficial tem remuneração de R$ 21 mil e pensão por morte de R$ 7.629.

De acordo com o corregedor-geral da PM, coronel José Gomes Braga, são três possibilidades finais para o procedimento administrativo: que a tenente-coronel fique sem punição, que ela seja excluída ou ainda reformada. No último caso, é enviada para a reserva da corporação, com os vencimentos mantidos.

Justiça – A primeira audiência pelo crime de homicídio foi realizada dia 3 de outubro na 2ª Vara do Tribunal do Júri. Na tarde de 12 de julho de 2016, o casal estava discutindo em casa, no bairro Santo Antônio, e por volta das 16h30 a mulher efetuou disparos contra o marido. Com a chegada da PM, Itamara se trancou na residência e se negou a entregar a arma, mas confessou o crime.

A oficial afirmou à Justiça que foi vítima de violência doméstica, que já ocorria há tempos, e desta vez, agredida com socos e tapas, teria sido ameaçada de morte pelo marido e agiu em legítima defesa.

Na denúncia, o MP/MS (Ministério Público) aponta que a tese de legítima defesa não está suficientemente comprovada no contexto de provas e que não houve apreensão de arma próxima à vítima. Para a promotoria, a denunciada poderia ter direcionado os tiros para região menos letal.

Nos siga no Google Notícias