"Punição ou demissão", diz prefeito aos médicos que descumprem escala
Chefe do Executivo reiterou o resultado do ponto eletrônico e que com ajuda do MP as fiscalizações devem melhorar

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) declarou na manhã desta segunda-feira (28) que a única forma de solucionar a suposta ausência de médicos escalados para atendimento em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande é a abertura de sindicância.
“Não há outra forma a não ser a abertura de sindicância, um devido processo legal, para se apurar o grau de culpabilidade desses profissionais. Em casos extremos gera a demissão e em outros, apenas, a punição”, pontuou.
Marquinhos relembrou que 50% dos pontos eletrônicos instalados para monitorar a entrada e saída de profissionais nas unidades foram danificados, mas que com ajuda do Ministério Público a fiscalização deve melhorar.
“A implantação de ponto começa a surtir efeito. É uma mudança de consciência e de mentalidade. Ninguém gosta de ser monitorado ou fiscalizado e ali nós tivemos uma retorsão de início, 50% dos pontos foram danificados, pedimos ajuda do Ministério Publico e agora a tendência é melhorar”, disse.
A instalação – Com os pontos instalados em 25 locais, O processo de cadastramento de servidores começou no início de agosto de 2018. Até o mês referido, 3,8 mil funcionários públicos da Sesau já estavam com os dados inseridos no sistema.
À época, a adaptação e efetivação do sistema – quando, além de atestarem frequência pelo sistema biométrico, os servidores ainda farão o controle manual, durou 15 dias. Além das unidades 24 horas, o ponto eletrônico foi instalado na sede da Sesau, Labcen (Laboratório Central), CEM (Centro de Especialidades Médicas), Almoxarifado e Vigilância Sanitária.
Controle – O ponto eletrônico atende a uma exigência do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que obteve na Justiça, em 21 de junho de 2018, decisão obrigando a adoção da medida ante o fato de o município ter adquirido 700 equipamentos, mas ter instalado apenas os 25. A cobrança é para que todas as unidades da Sesau recebam o equipamento.
Conforme a prefeitura, o novo sistema é totalmente digital, representando uma evolução ao cartão de ponto e agilizando processos administrativos. Além disso, reforça-se que a definição dos locais que receberão os equipamentos já foi acertada com o MPMS.
“O sistema deve permitir ao setor de gestão de pessoas o benefício de possuir ferramentas que agilizem os processos da folha de pagamento, controle de horas trabalhadas, horas extras, entre outro” destacou o secretário.
O investimento nos aparelhos foi de R$ 145 mil. Outras 100 unidades devem ser adquiridas para atender a todas as unidades de rede e repartições, controlando a frequência dos cerca de 7 mil servidores da Sesau.