ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Acadêmicos ocupam reitoria da UFMS e são recebidos com violência

Alan Diógenes | 29/04/2014 21:24
Enquanto alguns alunos conseguiram entrar na reitoria, outros ficaram do lado de fora. (Foto: G. Alice)
Enquanto alguns alunos conseguiram entrar na reitoria, outros ficaram do lado de fora. (Foto: G. Alice)

Um grupo de 15 acadêmicos ocupou a reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e outros 60 protestam do lado de fora, na noite desta terça-feira (29), em Campo Grande. Os estudantes que reivindicam a Bolsa Permanência e a gratuidade do passe de ônibus e da alimentação no RU (Restaurante Universitário), foram recebidos com violência pelos guardas patrimoniais do local.

De acordo com a estudante do curso de Ciências Biológicas, que pediu para ser identificada por G. Alice, quando os alunos chegaram à universidade e tentaram entrar na reitoria, foram recebidos com agressividade pelos seguranças. A acadêmica conta que ficou ferida ao ser atingida por uma arma de choque de um dos seguranças. “Eles estavam atirando em todo mundo. Também empurraram uma amiga, que se desequilibrou e acabou se machucando na grade”, destacou.

Segundo a acadêmica, a Assistência Estudantil está atrasada desde fevereiro deste ano, e os alunos estão se evadindo da faculdade e voltando para suas cidades natais. “A galera tem que pagar luz, aluguel e alimentação. Sem a assistência, muitos estão desistindo dos cursos e voltando para suas casas em outras cidades, por que não conseguem se manter aqui”. Informou.

G. Alice disse que alguns estudantes estão sem o passe de ônibus desde o começo do ano e precisam pagar para vir à universidade. Além disso, ela comentou que os alunos acham injusto pagar a quantia de R$ 2,50 para comer no restaurante público do local. Eles querem que os dois benefícios sejam gratuitos.

A acadêmica ressaltou que a mobilização não tem relação com nenhum partido político e não está ligada ao DCE (Diretório Central dos Estudantes). Os universitários trouxeram barracas e mantimentos, e pretendem deixar a reitoria e o campus da UFMS somente quando suas reivindicações forem atendidas.

Estudantes disseram que só deixarão reitoria, quando reivindicações forem atendidas. (Foto: G. Alice)
Estudantes disseram que só deixarão reitoria, quando reivindicações forem atendidas. (Foto: G. Alice)
Nos siga no Google Notícias