ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Ação "Todos Por Elas" atende 3,2 mil pessoas nas Moreninhas

Ao todo, 11.593 serviços foram realizados por cerca de 90 instituições públicas e privadas

Por Izabela Cavalcanti | 19/07/2025 17:19
Ação "Todos Por Elas" atende 3,2 mil pessoas nas Moreninhas
População participando da ação Todos Por Elas, no Parque Jacques da Luz (Foto: Juliano Almeida)

A segunda edição da Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, realizada neste sábado (19), atendeu 3.252 pessoas, das 8h às 17h. O evento aconteceu no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas III.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio atendeu mais de 3 mil pessoas no Parque Jacques da Luz, em Campo Grande. O evento ofereceu 300 serviços gratuitos, com o objetivo de ampliar o acesso a direitos e informações para mulheres. Em Mato Grosso do Sul, 18 feminicídios foram registrados este ano.Idealizado pela desembargadora Jaceguara Dantas, o projeto contou com a parceria do Sistema Fiems e dos três poderes. Serviços de saúde, emissão de documentos, assistência jurídica e social, cultura, lazer e oficinas foram oferecidos. A ação visa fortalecer o empreendedorismo feminino e o reconhecimento do trabalho da mulher no contexto econômico.

Ao todo, 11.593 serviços foram realizados por cerca de 90 instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil, que ofereceram 300 serviços gratuitos. Todos voltados a um objetivo comum: ampliar o acesso a direitos, informações e serviços essenciais, para que cada vez mais mulheres estejam bem orientadas. Em Mato Grosso do Sul, somente neste ano, já são contabilizados 18 feminicídios.

O projeto é idealizado pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O evento é realizado pelo Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, em parceria com os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário.

A vice-presidente da Fiems, Cláudia Volpini, destacou a importância do evento na valorização das mulheres e do empreendedorismo feminino.

“O trabalho da mulher, que sempre foi muito importante, passa a ser cada vez mais reconhecido no contexto econômico do nosso Estado e do País. O trabalho feminino em todas as áreas da indústria é muito respeitado e necessário. A assistência ao empreendedorismo feminino, às empresárias e funcionárias, é muito importante, tem muita capilaridade no Sistema Fiems para atender essas mulheres. No que elas precisarem, estamos juntas para fortalecer esse mercado feminino", declarou.

Serviços - Foram oferecidos serviços gratuitos de saúde, emissão de documentos, assistência jurídica e social, cultura, lazer e oficinas.

Também teve vacinação contra influenza; testes rápidos de hepatite B, C, sífilis e HIV; atendimento odontológico e oftalmológico; medição de glicemia e pressão arterial; autoexame bucal; além de plantão psicológico; oficinas sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na adolescência; autoconhecimento; robótica; uso de celular para idosos, conscientização sobre violência doméstica, arboviroses e saúde única; entre outros temas. Ao longo do dia, mudas de árvores também foram distribuídas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias