ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Acidentes no aterro sobem 74% e metade ocorre na separação do lixo

Unidades da Solurb receberam visita técnica de representantes do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), MPT (Ministério Público do Trabalho) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) nesta segunda-feira

Kerolyn Araújo e Mirian Machado | 29/04/2019 10:59
Aterro sanitário, no bairro Dom Antônio Barbosa, foi uma das unidades visitadas. (Foto: Henrique Kawaminami)
Aterro sanitário, no bairro Dom Antônio Barbosa, foi uma das unidades visitadas. (Foto: Henrique Kawaminami)

Em alusão ao Abril Verde, mês de prevenção aos acidentes de trabalho, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), MPT (Ministério Público do Trabalho) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realizaram na manhã desta segunda-feira (29) uma visita técnica nas unidades de trabalho da Solurb, em Campo Grande. Segundo o TRT, metade dos acidentes de trabalho envolvendo catadores são causados pela má separação do lixo doméstico.

Conforme o juiz do Trabalho Márcio Alexandre da Silva, de 2017 para 2018, foi registrado um aumento de 74% nos casos de acidente de trabalho na área, o que desencadeou a fiscalização. ''Olhando superficialmente, o balanço é positivo. A empresa já trabalha na prevenção, apesar de ter tido aumento no número de acidentes entre 2017 e 2018", disse.

Segundo o juiz, a população é responsável por metade dos acidentes envolvendo os catadores. O caso poderia ser reduzido caso os lixos domésticos fossem separados adequadamente. ''O problema não está na empresa, mas sim nos consumidores que não separam o lixo. Há muitos registros de funcionários que acabam se cortando", explicou.

Outro problema detectado também não está ligado à empresa, mas sim ao poder público. Casos de funcionários que sofrem torção durante a execução do trabalho são comuns, devido as más condições das ruas da cidade.

Representantes das unidades fiscalizaram unidades da Solurb nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Representantes das unidades fiscalizaram unidades da Solurb nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

A quantidade de peso carregado pelos catadores também ajudou a aumentar a estatística. ''Eles carregam muito peso, sobem e descem dos caminhões, o que causa desgaste ósseo-muscular. Mas isso também não é uma questão da empresa, não tem outra forma de fazer essa coleta".

Para amenizar os impactos dos dois últimos casos, a empresa foi orientada a tomar algumas medidas. Uma delas é a distribuição dos trabalhadores 'novatos' para cumprirem jornada de trabalho no período diurno, deixando os mais experientes para o horário noturno, além de aplicação de ginástica laboral antes, durante e depois do trabalho. ''Isso representa tempo e custo para a empresa, porém a prevenção é muito mais barata do que as consequências do acidente", disse.

Durante fiscalização, trabalhadores foram flagrados sem luvas e máscaras. (Foto: Henrique Kawaminami)
Durante fiscalização, trabalhadores foram flagrados sem luvas e máscaras. (Foto: Henrique Kawaminami)

Responsável pela segurança do trabalho da Solurb, Readir de Andrade explicou ao Campo Grande News que os casos de acidente do trabalho aumentam em épocas de férias escolares e final de ano devido ao mal condicionamento do lixo. ''Esse é o principal motivo dos acidentes. Apesar de termos questões de informação interna, treinamento e capacitação, ficamos à mercê da população e do poder público na questão de tapar os buracos", ressaltou.

Durante a visita, alguns funcionários foram flagrados trabalhando sem luvas e máscaras no aterro sanitário, no bairro Dom Antônio Barbosa, mas a empresa se comprometeu a resolver todos os problemas apontados durante a fiscalização. ''Os equipamentos de segurança são fundamentais e tudo o que foi conversado durante a visita será discutido em reunião para vermos o que podemos fazer", disse.

Nos siga no Google Notícias