ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Acusado de dar fuga após homicídio deve prestar serviço comunitário

Nadyenka Castro | 16/02/2011 12:20

Lineker ajudou filho de policial e deve ter acusação suspensa

Deve prestar serviços comunitários por dois anos Lineker Luiz Vazes Fernandes, acusado de dar fuga a Guilherme Henrique Santana de Andréa, que matou o funcionário público Ítalo Marcelo de Brito Nogueira, de 27 anos, em junho do ano passado, em Campo Grande.

Lineker responde por favorecimento pessoal e como o crime é de menor potencial ofensivo e ele não teve participação no homicídio, o MPE (Ministério Público Estadual) requereu a transação penal do processo.

Isso significa que o rapaz deverá cumprir condições impostas pela Justiça durante dois anos para não ser processado pelo crime. Entre elas está a prestação voluntária de serviços comunitários. Após 24 meses, a ação contra ele é extinta.

A audiência para tratar da suspensão do processo será dia 24 de março, às 14 horas, na 2ª Vara do Tribunal do Júri.

O juiz responsável pelo caso, Aluízio Pereira dos Santos, explica que a suspensão do processo pode ser proposta quando a pena do crime é muito pequena.

No caso de favorecimento pessoal vai de um a seis meses de detenção. Para que a ação seja extinta, o responsável deve cumprir à risca o acordo comprovando a situação à Justiça.

O caso- Guilherme é acusado de matar Ítalo com um tiro acidental disparado de uma espingarda pertencente a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). A arma estava sob a cautela do pai dele, o policial civil Pedro Vladimir de Andrea, o qual também estava no local do crime.

Vítima e autor participavam de uma festa em uma residência e em um determinado momento Guilherme pegou a arma do pai e então houve o disparo acidental que matou Ítalo.

Testemunhas disseram que o filho do policial havia ingerido bebidas alcoólicas e também que ficou mostrando a arma para as pessoas que lá estavam.

Ítalo trabalhava no Detran e era estudante de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Acusação- Guilherme responde por homicídio doloso (com intenção de matar). A acusação entendeu que ele assumiu o risco de matar ao manusear a arma. O pai dele, Pedro Vladimir responde a processo na 3ª Vara Criminal e respondeu a sindicância na Polícia Civil, pois estava com viatura sem estar em serviço.

A família de Ítalo contratou advogado para atuar como assistente de acusação do MPE.

Edgar de Souza Gomes é o profissional contratado. Ele declarou que será verificado, após a oitiva das testemunhas, cuja data ainda não foi marcada, a possibilidade de denunciar também o policial civil pelo homicídio.

Nos siga no Google Notícias