ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Defesa diz que acusado de matar vigia não tem dinheiro para pagar fiança

Aline dos Santos | 16/07/2011 12:52
Airton está preso desde 7 de julho. (Foto: Pedro Peralta)
Airton está preso desde 7 de julho. (Foto: Pedro Peralta)

Acusado de espancar o vigia Adelson Eloi Nestor de Almeida até a morte, Airton Colognesi, de 30 anos, vai continuar no Presídio de Trânsito por não ter R$ 5.450 (dez salários mínimos) para pagar fiança.

O valor foi estipulado pelo juiz Alexandre Ito, em substituição na 2ª Vara do Tribunal do Júri. Advogada do preso, Cleuza Ferreira da Cruz Mongenot chegou a pedir isenção, ou seja, que nenhum valor fosse pago para Airton ser posto em liberdade, mas o magistrado negou.

A defesa alega que ele é programador de computador e trabalha de forma autônoma, sem renda fixa. Para o juiz, falta comprovação de que o preso não possui condições suficientes para pagar o valor da fiança. “Cadeia no Brasil é assim, rico sai e pobre fica”, afirma a advogada.

Ela apresentou à justiça uma declaração de pobreza assinada por Airton. A advogada conta que não cobrará para defendê-lo, pois é amiga da família. O preso é casado e pai de três crianças. Agora, a defesa vai pedir habeas corpus ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Airton está preso em flagrante desde 7 de julho. Segundo o magistrado, ele é primário e não tem maus antecedentes. Na decisão, o juiz também enfatiza que não há elementos suficientes para classificar o crime como hediondo, o que impede fixação de fiança. Desta forma, mediante o pagamento será expedido o alvará de soltura.

Ontem, o delegado Fábio Sampaio, responsável pelo caso, recebeu três boletins de ocorrência contra Airton por lesão corporal dolosa. Os registros foram no Mato Grosso.

Brutal – O crime aconteceu no posto de combustíveis Antares, no Jardim Seminário, em Campo Grande. A vítima estava trabalhando quando flagrou o autor passando no meio das bombas. O vigia abordou o rapaz e o mandou sair de dentro do posto, informando que o local era propriedade particular e já estava fechado. A discussão terminou em agressão.

Adelson tentou escapar e correu para uma borracharia que fica ao lado do posto. Conforme a Polícia, Airton usou uma barra de ferro para golpear a cabeça de Adelson, que teve o rosto desfigurado e morreu caído na calçada.

Segundo o delegado, o policial militar que efetuou a voz de prisão relatou, em boletim de ocorrência, que testemunhas confirmaram o uso de barra de ferro durante as agressões. Já na delegacia, as duas testemunhas não confirmaram o fato. O vigia tinha 46 anos e deixou dois filhos adolescentes.

A prisão de Airton foi o primeiro caso de repercussão em que a nova lei do Código de Processo Penal foi aplicada. Com as mudanças, em vigor desde o começo do mês, o juiz pode homologar prisão em flagrante, decretar a preventiva, arbitrar fiança ou aplicar medidas cautelares. A nova lei é para crimes com até quatro anos de prisão.

Nos siga no Google Notícias