ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Adolescente que mentiu sobre estupro pode passar de vítima a investigada

Adolescente confessou que mentiu após imagem desmontar versão de estupro; caso pode ir para Deaij

Paula Maciulevicius Brasil e Bruna Marques | 27/07/2021 10:57
Delegada explica que apesar da fala da vítima ser importante, ela não é exclusiva na investigação e trabalho da polícia desmontou versão de adolescente. (Foto: Marcos Maluf)
Delegada explica que apesar da fala da vítima ser importante, ela não é exclusiva na investigação e trabalho da polícia desmontou versão de adolescente. (Foto: Marcos Maluf)

Sem dar detalhes sobre o porquê a adolescente mentiu ter sido estuprada, já que o caso corre em sigilo, a delegada da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Marília de Brito detalhou que foram as imagens da câmera de segurança do condomínio que desmontaram a versão de estupro.

"Essas imagens foram colocadas ali e ela foi ouvida, e realmente confirmou que não foi o que ela contou", descreve a delegada.

No primeiro depoimento, a adolescente havia dito que tinha sido violentada por 50 minutos quando saiu de casa em uma corrida compartilhada por aplicativo para buscar uma pizza na última sexta-feira (23).

Imagem feita ontem da família da adolescente conversando com investigador na Depca. (Foto: Kísie Ainoã)
Imagem feita ontem da família da adolescente conversando com investigador na Depca. (Foto: Kísie Ainoã)

O estupro, segundo a primeira versão, teria ocorrido pelo passageiro que compartilhava a corrida com a conivência do motorista. No entanto, a corrida sequer era compartilhada.

As imagens que desmontaram a versão não mostram pizza nenhuma nas mãos da adolescente. O que ficou gravado foi a entrada e depois a saída dela de um condomínio.

Apesar de ter confessado a mentira sobre o crime de estupro, a investigação vai continuar na Depca e pode ir para a Deaij (Delegacia Especializada no Atendimento à Infância e Juventude), ou seja, de vítima a adolescente pode ser investigada como autora de ato infracional.

"A gente tem que terminar o inquérito e se verificar que há algo maior, pode encaminhar para a Deaij para verificar ocorrência de ato infracional", ressalta Marília.

Sobre a mentira, a polícia diz que não enfraquece a luta da delegacia pela conscientização das vítimas sobre a importância de se denunciar. "Não perde o crédito, gente mentirosa você tem adulto, tem adolescente. A gente tem é um estigma de que adolescente é mentirosa e pode sim acontecer casos de fato real", avalia a delegada.

Quanto a possibilidade do motorista de aplicativo ser preso e responsabilizado pelo crime, a delegada fala que apesar da palavra da vítima ter valor, ela não é exclusiva e existe todo um trabalho técnico da polícia. "A investigação existe exatamente pra isso, tanto que nesse caso, de forma muito tranquila, nós podemos verificar que de fato não aconteceu como o narrado", explica Marília de Brito.

A delegada também fala que desde o plantão a história levantou suspeita. "Tanto é que ele não foi autuado em flagrante. A percepção da polícia sobre o fato se iniciou já no plantão", levanta.

Se o motorista de aplicativo quiser, também pode processar civilmente a família pela acusação. "Pode acontecer, os pais são responsáveis e aí ficará a critério da pessoa que sofreu o dano".

Nos siga no Google Notícias