ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

André entrega reforma de escola e recebe pedido para melhorar trânsito

Aline dos Santos | 23/08/2011 10:58

“O trânsito aqui é caótico. Os alunos descem do ônibus e não têm como passar, diz diretora.

Governador entregou reforma da escola Nicolau Fragelli. (Foto: Simão Nogueira)
Governador entregou reforma da escola Nicolau Fragelli. (Foto: Simão Nogueira)

A escola estadual Nicolau Fragelli, em Campo Grande, foi o cenário de um pedido inusitado ao governador André Puccinelli (PMDB). “Melhora o trânsito aqui da frente”, disse uma aluna, em resposta ao questionamento do governador sobre que melhorias os estudantes queriam na escola.

Do portão para dentro, a escola tem Ideb, índice que mede a qualidade do ensino público, superior a média estadual e recebeu hoje R$ 145 mil em reformas.

Mas basta chegar à calçada para ver a dificuldade diária dos alunos. O colégio fica localizado na avenida Euler Azevedo, no bairro São Francisco, próximo à rotatória da avenida Ernesto Geisel. Na via de mão dupla, o trânsito é intenso.

“O trânsito aqui é caótico. Os alunos descem do ônibus e não têm como passar. Um professor tem que atravessar e ajudar a parar os carros para as crianças passarem”, conta a diretora Marynilce Peixoto dos Santos.

Ela afirma que um técnico da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) foi ao local. Chegou a ser pintada uma faixa de travessia de pedestres, que é solenemente ignorada pelos condutores.

A direção espera que o reforço de peso do governador ajude a conseguir um traffic calming, um quebra-molas mais largo e alto, que permite a travessia no mesmo nível da calçada.

Em resposta à aluna, o governador explicou que o trânsito é atribuição da prefeitura de Campo Grande. “Mas vou conversar com a Agetran”, prometeu.

A escola Nicolau Fragelli tem 298 alunos, com faixa etária dos 5 a 12 anos. O desempenho dos alunos alcançou 5.4 no Ideb, cuja meta nacional é chegar a 6 até 2022.

Nesta terça-feira, foram entregues obras de troca do telhado, reforma dos banheiros, pintura geral, construção de um novo muro.

Aos alunos, o governador disse que a premiação do notebook para o melhor aluno de cada ano deverá ser ampliada. “Estamos bolando para ser três prêmios”, afirma.

Nos siga no Google Notícias