ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Aniversário do PCC faz juiz pedir reforço de segurança em audiência

Facção comemora 24 anos de fundação no dia 31 de agosto

Luana Rodrigues e Mirian Machado | 28/08/2017 13:42
Criminosos fizeram vídeo de execução de Richard. (Foto: Reprodução)
Criminosos fizeram vídeo de execução de Richard. (Foto: Reprodução)

Estão sendo ouvidos na tarde desta segunda-feira (28) os dois adolescentes e um jovem envolvidos na morte de Richard Alexandre Lianho, executado em fevereiro deste ano. Nesta semana, a facção que teria encomendado a morte do rapaz - o PCC (Primeiro Comando da Capital) - comemora aniversário de fundação. Devido isto, e a periculosidade dos réus, o juiz Carlos Alberto Garcete pediu reforço da segurança no Fórum da Capital.

A audiência começou por volta das 13h. Nela serão ouvidos Matheus Gonçalves Martins de 18 anos e dois adolescentes. Não é permitido fazer foto, nem vídeo dentro da sala, mas uma equipe do Campo Grande News acompanhará os depoimentos.

A vítima, conforme os autos, pertencia ao Comando Vermelho e foi executada por manter um relacionamento amoroso com a mulher de um dos integrantes do rival PCC (Primeiro Comando da Capital).

Na ocasião, o rapaz foi atraído para uma emboscada. Permaneceu em cárcere até que foi “julgado” pelos membros da facção via teleconferência pelo celular. Condenado a morte, foi levado até a Cachoeira do Céuzinho, onde foi baleado, teve o corpo esquartejado e acabou jogado em uma ribanceira.

Aniversário - Todos os anos, no dia 31 de agosto, o PCC comemora o aniversário de fundação da facção e costuma festejar a data com ordens de execução e crimes de grande repercusão como, por exemplo, fugas. Por isso, a preocupação com reforço da segurança no Fórum.

Em 2017, a facção completa 24 anos. No ano passado, criminosos fizeram festa no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima de Campo Grande para celebrar o aniversário da facção criminosa. Eles divulgaram fotos e áudios da comemoração em grupos de WhatsApp.

Nas imagens e nos áudios, os presos apareciam consumindo bebidas alcoólicas, dançavam ao som de "Baile de Favela" e gritavam cantos de guerra fazendo referência ao slogan 15.3.3, código que significa PCC, formado respectivamente pela 15ª e 3ª letras do alfabeto.

De bonés e roupas de lazer, os internos posaram para fotografias e nem pareciam estar em uma penitenciária de segurança máxima. 

Historicamente, a facção paulista tem maioria no Estado. A Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) não divulga os números, “por questão de segurança”, mas, segundo um levantamento feito pelo Campo Grande News junto a fontes ligadas ao sistema de segurança pública e carcerário, de toda a população das prisões do Estado (15.373), ao menos 40%, ou seja, cerca de 6 mil detentos, são membros declarados ou simpatizantes do PCC.

Nos siga no Google Notícias