ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Antecipar 2ª dose evitou falta de vacina, mas em agosto intervalo será maior

A partir de agosto, intervalo entre primeira e segunda dose da Astrazeneca volta a ser de 90 dias

Paula Maciulevicius Brasil | 21/07/2021 15:33
Enfermeira administra dose a ser aplicada no Guanandizão. (Foto: Marcos Maluf)
Enfermeira administra dose a ser aplicada no Guanandizão. (Foto: Marcos Maluf)

Foram 15 dias sem Astrazeneca e nem a pausa foi suficiente para atrasar a segunda dose da vacinação na Capital. Como estratégia, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) resolveu antecipar o calendário depois de ver o quanto diminuiu a média de repasse do imunizante.

"Você tinha em abril, maio e junho uma média de 30 milhões de doses para distribuir para o Brasil inteiro, depois quando passa para julho, agosto e setembro, você tem uma média de 7 milhões. Quem tomou em abril, quando fosse chegar julho não teria a segunda dose", explica o titular da Sesau, José Mauro Filho.

A estratégia da Prefeitura foi então de antecipar, ponto que o secretário afirma não só ter dado certo como ainda diminuiu a abstenção na segunda dose.

"Se não tivéssemos feito assim já estaríamos atrasados. Era para estar com 15 dias de atraso da Astrazeneca. Essa percepção a população não teve porque adotamos o adiantamento", reforça.

O secretário também diz que observou diminuição da abstenção e relaciona com a proximidade entre primeira e segunda dose. "As pessoas vacinam mais quando você diminui o intervalo. Tivemos uma grande redução na ausência das pessoas quando diminuímos o prazo", fala.

Na bula, o intervalo recomendável da Astrazeneca é de 90 dias, mas a aplicação no município foi feita com 60 dias. "Com três meses o paciente já fica numa situação de conforto, ele acredita que se não pegou, não pega mais a doença e que está seguro", descreve José Mauro.

A antecipação além de resolver o problema do número menor de doses, tem maior adesão, logo o município tem uma população com o ciclo vacinal completo. "Quando você tem a imunização completa, se tem maior proteção contra a variante Delta por exemplo", diz.

O secretário elenca ainda como "contra" a questão de se perder um pouco o efeito da primeira dose quando se diminui o prazo, mas a medida vai mudar depois do posicionamento do Ministério da Saúde.

Em agosto o intervalo entre a primeira e a segunda dose vai voltar a ser de 90 dias, depois da decisão do Ministério da Saúde. "Esse mês a gente ainda vai manter para completar a vacinação de grupos importantes como dos professores, que estão se vacinando para o retorno às aulas, mas a partir do mês que vem vai espaçar um pouco mais para ajustar o calendário acordado com o Ministério da Saúde", finalizou.

Nos siga no Google Notícias