Antes da prova do Enem, candidato é convidado a "socar" a ansiedade e relaxar
Ação é da Igreja Universal do Reino de Deus e está sendo realizada na entrada da Uniderp
Antes de encarar as longas horas de prova, candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que estão na Uniderp, em Campo Grande, foram convidados a aliviar a tensão com alguns golpes de boxe. A ação, chamada “Cantinho da Descompressão”, foi organizada pela Igreja Universal do Reino de Deus, em parceria com o projeto social Help e buscou oferecer um momento de relaxamento e incentivo emocional aos estudantes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com cartazes de frases como “Controle seu emocional” e “Se ninguém mais acredita, nós acreditamos em você”, os voluntários chegaram por volta das 10h ao local da prova. Eles acolhiam os alunos com palavras de apoio, garrafinhas de água e a oportunidade de “extravasar” com as luvas de boxe. A ideia era mentalizar a ansiedade no aparador e socar.
- Leia Também
- Música, oração e planejamento: as estratégias dos jovens para enfrentar o Enem
- Em MS, 57,9 mil devem fazer a primeira prova do Enem hoje
“Estamos organizando um espaço para desestressar as pessoas que vão fazer a prova”, explica o coordenador da ação, Fábio Ricardo da Silva Souza. “Muitos chegam ansiosos, não dormiram direito, tomaram energético a noite toda. Então a gente conversa, dá uma mensagem de motivação e pergunta: Você está sentindo o estresse? Quer desestressar?” resume.
Entre aqueles que aceitaram o desafio de soltar alguns jabs estava Ricardo Lopes, de 18 anos, aluno do 3º ano do ensino médio. Ele quer cursar Fisioterapia e fez o Enem pela primeira vez. “Olha, foi bom soltar um pouquinho, sabe? Aliviar o nervosismo também. Foi bom, gostei. Tô tremendo na base desde que eu acordei”, contou, rindo. Ele chegou acompanhado do pai e disse que o momento o ajudou a se acalmar.
O irmão dele, Guilherme Lopes, também de 18 anos, sonha com Educação Física e garantiu que a iniciativa fez diferença. “Ah, dá uma aliviada, né? A gente fica meio nervoso e quer dar uma desestressada. Aí, vamos dar uma extravasada pra prova”, disse.
Guilherme cresceu em meio ao esporte e hoje é faixa preta em karatê, além de dar aulas em um projeto social da própria família. “Desde pequeno eu trabalho com esporte. Quero continuar nesse caminho, preparar atletas para a luta, para o combate mesmo”, explicou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



